quarta-feira, 10 de junho de 2020

Projeto #EmCasacomSesc disponibiliza filmes gratuitos em streaming


Para quem procura alternativas de streaming além da Netflix e Amazon Prime, uma opção é a plataforma Sesc Digital, que disponibiliza gratuitamente filmes pelo projeto #EmCasacomSesc. Todas as quintas-feiras, é liberada uma nova programação, que fica em cartaz por uma semana, mas sempre há possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). Para assistir, basta acessar sescsp.org.br/cinemaemcasa.
A partir do dia 11 de junho, o público poderá conferir um clássico do cinema de 1967, o terror surrealista “A Hora do Lobo” (foto), do sueco Ingmar Bergman e o poético “Coração de Cachorro”, dirigido pela musicista e multiartista Laurie Anderson, que através do filme faz uma reflexão sobre a morte de seu companheiro, o cantor e guitarrista Lou Reed.
Completam a programação do #EmCasacomSesc dois filmes nacionais: o aclamado “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, uma produção conjunta com a França com Sonia Braga no papel principal, da jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos; e o delicado “Jonas e o Circo sem Lona”, um documentário com ficção dirigido por Paula Gomes que aborda a importância de sonhar através do circo.
A programação do Cinema #EmCasaComSesc, iniciativa do Sesc-SP, contempla quatro eixos principais neste primeiro momento. Uma curadoria de clássicos do cinema, em sua maioria cópias restauradas e exclusivas na plataforma; uma seleção contemporânea internacional, com filmes que tiveram uma trajetória relevante em festivais no mundo todo e que merecem uma nova oportunidade de exibição ao público; uma janela dedicada ao cinema nacional, com produções de grande alcance de público e filmes independentes que merecem maior espaço de exibição – haverá também destaque aos documentários, ponto forte na produção cinematográfica brasileira; e por fim, uma seleção de filmes infantojuvenis, visando a formação de público, desde os primeiros anos de vida, para a diversidade do cinema e ampliação do lastro de narrativas.

PROGRAMAÇÃO DO SESC DIGITAL

A HORA DO LOBO
(Diretor: Ingmar Bergman, Suécia, 1967, 89 min, 16 anos)
Um pintor e sua esposa vão morar em uma ilha afastada de tudo e conhecem um misterioso grupo de pessoas que passam a trazer angústias ainda maiores à vida do casal, que já estava atormentado pelos pesadelos do pintor e por conflitos psicológicos. Durante a hora do lobo, entre a meia-noite e a aurora, ele conta para sua esposa suas memórias mais dolorosas, e começa a questionar a própria lucidez.

CORAÇÃO DE CACHORRO
(Direção: Laurie Anderson, EUA, 2015, 75 min, 14 anos)
Centrado na cachorra Lolabelle, que morreu em 2011 e era muito querida pela diretora, o filme é um ensaio pessoal que combina lembranças de infância, diários em vídeo, reflexões sobre dados, cultura de vigilância e a visão budista sobre a morte, além de tributos a artistas, escritores, músicos e pensadores. Numa espécie de colagem visual, o filme examina como histórias são construídas e contadas - e como as usamos para dar sentido às nossas vidas.

AQUARIUS
(Direção: Kleber Mendonça Filho, Brasil/França, 2016, 145 min, 16 anos)
Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

JONAS E O CIRCO SEM LONA
(Direção: Paula Gomes, Brasil, 2015, 81 min, Livre)
Jonas tem 13 anos e seu sonho é manter vivo o circo que ele mesmo criou no quintal de casa. Enquanto luta por isso, Jonas vai atravessar a grande aventura de crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário