quarta-feira, 10 de junho de 2020

MON inaugura 13ª exposição virtual no Google Arts & Culture

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura nesta sexta-feira (12) a sua 13ª exposição virtual no Google Arts & Culture. A novidade é a mostra “África, Mãe de Todos Nós”, que marcou o início de uma parceria entre a instituição e a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY).
Inaugurada em julho de 2019, a exposição foi dividida em três módulos: “Conexão Entre Mundos”, “Figuras de Poder” e “A Música e a Sonoridade”, que apresentam, respectivamente, uma significativa coleção de máscaras africanas, bustos e estatuetas e, por fim, instrumentos musicais daquele continente. Este último recorte, “A Música e a Sonoridade”, permanece em cartaz e poderá ser visto também presencialmente pelo público quando o Museu for reaberto.
Todas as peças foram adquiridas pelo colecionador e empresário Jorge Yunes ao longo de quase três décadas. A curadoria das exposições é assinada por Renato Araújo da Silva, historiador em Filosofia pela Universidade de São Paulo e coautor, entre outros trabalhos publicados, do livro “África em Artes”.

GOOGLE ARTS & CULTURE - O MON ingressou na plataforma Google Arts & Culture em fevereiro de 2018, ao lado dos grandes museus do Brasil e do mundo. Além de “África, Mãe de Todos Nós”, outras 12 exposições estão disponíveis na plataforma. São elas: “O que é Original?”, de Marcelo Conrado; “Declaração de Princípios”, de Geraldo Leão; “Luz Matéria”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Nos Pormenores um Universo – Centenário de Vilanova Artigas”; “Irmãos Campana”; “Não Está Claro até que a Noite Caia”, da artista Juliana Stein; “Circonjecturas”, do artista Rafael Silveira; “O Último Império”, de Serguei Maksimishin; “Man Ray em Paris”; “Antanas Sutkus: Um Olhar Livre” e “União Soviética Através das Câmeras”.
Lançado em 2011, o Google Arts & Culture tem parcerias com mais de 2 mil museus e instituições culturais em todo o mundo. O MON está entre os mais de 60 museus brasileiros desde fevereiro de 2018.

MON EM CASA - O Museu Oscar Niemeyer (MON) lançou uma programação virtual especial para o período de distanciamento social.
Com a hashtag #monemcasa, o público acessa uma série de ações, como oficinas educativas que podem ser feitas por toda a família. Há atividades específicas para o público maior de 60 anos, que costumava participar do programa Arte Para Maiores, enviadas agora via WhatsApp.
Nas redes sociais do @museuoscarniemeyer também é possível visitar exposições e ateliês, aprender mais sobre as quase 7 mil obras do acervo do MON e assistir a entrevistas de artistas que têm obras no acervo da instituição, além de participar de oficinas artísticas e educativas.
O Museu conta ainda com exposições que podem ser vistas na íntegra virtualmente, no Google Arts & Culture, sem sair de casa. No site do MON, o visitante tem acesso a tours virtuais em 3D pelo Museu e por várias exposições.

Mais informações: www.museuoscarniemeyer.org.br

Museu Oscar Niemeyer na plataforma Google Arts & Culture: https://bit.ly/MONGoogleArtsAndCulture

Nenhum comentário:

Postar um comentário