segunda-feira, 23 de março de 2020

Jornal Cândido de março apresenta um panorama da produção literária de autoras


A literatura produzida por mulheres mundo afora é o assunto de capa da edição 104 do jornal Cândido, publicado pela Biblioteca Pública do Paraná. O material, assinado pela crítica e ensaísta Camila von Holdefer, elenca um time de autoras de diversos países - entre nomes consagrados, novos talentos e resgates importantes -, com comentários das tradutoras de suas obras no Brasil. “Com frequência o nome de quem traduziu um livro é omitido. Quis que as próprias tradutoras apresentassem as autoras cuja leitura elas tornaram possível”, explica Camila.
Outro destaque do Cândido de março é a participação de dois “imortais”. Antonio Cicero, ocupante da cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras, colabora com o poema “O Grito”, incluído em uma nova antologia de sua obra, a ser lançada ainda neste mês. E João Almino (cadeira 22) aconselha os novos autores na seção De Escritor para Escritor.
A edição ainda traz uma entrevista com o jornalista Jotabê Medeiros (autor das
biografias de Belchior e Raul Seixas), reportagem de Gisele Barão sobre os 60 anos da morte de Albert Camus, fotos de Alessandro da Silva Reis na seção Cliques em Curitiba, HQ de Rafael Sica, artigo de Paulo Polzonoff Jr. na coluna Pensata, conto inédito de Itamar Vieira Junior e traduções de Rodrigo Garcia Lopes para poemas de Derek Walcott. Todas as ilustrações são de Aline Daka.
Em razão do fechamento temporário da Biblioteca Pública do Paraná (que segue orientação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus), a distribuição de exemplares impressos do Cândido de março está suspensa até o retorno das atividades da instituição. O jornal pode ser lido em seu novo site ou no formato PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário