sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Atrações virtuais do Cine Passeio desta semana vão dos documentários à animação

O Cine Passeio disponibiliza mais uma excelente programação virtual para esta semana. Na sala Cine Vitória, estão programados dois curtas e cinco longas superespeciais. Dentro da Mostra Curitiba de Cinema DOC, que apresenta excepcionais produções documentais feitas em nossa capital, o destaque é o longametragem “A Grande Nuvem Cinza”, de Marcelo Munhoz, antecedido pelo curta-metragem “Essa Terra Não Vai Terminar”, de Matias Dala Stella. São obras que tratam com grande sensibilidade das questões socioambientais e indígenas. Dando sequência à Mostra Rogério Sganzerla, temos o curta “A Linguagem de Orson Welles”, de 1990, e o longa “Tudo é Brasil”, de 1998. Ambos fecham o ciclo do cineasta sobre Orson Welles. Já na Mostra Zé do Caixão esta semana é a vez de “Finis Hominis”, de 1971, que conta a história de um messias moderno capaz de operar milagres e conta no elenco com a presença do diretor paulista Carlos Reichenbach. Fechando a programação da sala Vitória, que é inteiramente gratuita, o drama egípcio “Carta Registrada”, de Hisham Saqr, que conta a história de Hala, uma mulher que enfrenta uma difícil situação após a prisão do marido; e o surpreendente “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, de João Salaviza e Renée Nader Messora, que nos conduz até a aldeia do povo Krahô, no interior pouco conhecido do Brasil.

Na Sala Cine Plaza, que apresenta filmes inéditos e pagos, temos duas estreias: a divertida animação “Scooby! O Filme”, de Tony Cervone, que anuncia que “a aventura vai começar”; e a ficção-científica com pitadas de romance e terror  “Starfish: Uma História de Amor Incondicional”, de A.T.White. Continuam em cartaz o suspense americano “O Prisioneiro”, de Paul Kampf; o drama estoniano “A Escolha”, de Lina Trishkina; o premiado drama de guerra tcheco “O Pássaro Pintado”, de Václav Marhoul; e o drama americano “Professor”, de Adam Dick.

No "Conversas Sobre Cinema” de sábado, o professor e crítico de cinema Donny Correia falará sobre um dos mais importantes movimentos cinematográficos de todos os tempos, na aula Cinema Novo: um panorama histórico e estético. E na segunda-feira, no Podcast Passeio, acontecerá uma conversa com o premiado diretor de fotografia Jacob Solitrenick, que trabalhou com diretores como Tata Amaral, Daniel Augusto, Jorge Furtado, Lúcia Murat e Anna Muylaert.

 

OS FILMES DA SEMANA

SCOOBY! O FILME - Esta animação de Tony Cervone revela como Scooby e seu melhor amigo Shaggy se tornaram dois dos mais adorados criminosos do mundo. A história nos leva de volta a onde tudo começou, quando um jovem Scooby e Shaggy se conheceram e se uniram à Velma, Daphne e Fred para lançar a Mystery Incorporated. Classificação: Livre

MOSTRA CURITIBA DE CINEMA DOC - ESSA TERRA NÃO VAI TERMINAR - Documentário nacional, livre, dirigido por Matias Dala Stella. Na aldeia Mbya Guarani "Pindoty", os indígenas refletem sobre a sua própria cultura e espiritualidade, encarando o desafio de levá-la a diante através de suas crianças, em meio a predominância do mundo branco. A GRANDE NUVEM CINZA - Documentário nacional, livre, dirigido por Marcelo Munhoz. Em uma pequena cidade no sul do Brasil, Lidia passa seus dias vendo os outros trabalhando à sua volta e à noite sonha com tempos passados no cultivo do fumo, quando ainda conseguia andar. Junto com o resgate de sua história, conhecemos a vida de quatro outros plantadores de fumo. Guiados pela tradição, misticismo ou puro pragmatismo, eles vivem na linha tênue entre a luta e o amor à terra.

STARFISH: A HISTÓRIA DE UM AMOR INCONDICIONAL - Drama dirigido por Bill Clark, estrelado por Daisy Moore, David Carr e Joanne Froggatt e baseado na história real de Tom e Nicola Ray. A vida perfeita deles é totalmente arruinada depois que Tom desenvolve sepse, uma doença causada por manifestações graves em todo o corpo devido a uma infecção. Enquanto o marido estava em coma, Nicola deu à luz o segundo filho do casal, do outro lado do mesmo hospital. Em questão de dias, a sepse rouba Tom de seus braços e pernas e deixa seu rosto severamente desfigurado. Esta incrível história de sobrevivência mostra o que pode ser superado quando o amor é incondicional. Classificação: 16 anos.

CARTA REGISTRADA - Desde que seu marido foi preso, Hala (Basma) tem que enfrentar seus pensamentos suicidas sozinha. Sua força tem que vir de dentro, pois a sociedade não a ajuda e nem perdoa uma mulher deprimida, principalmente por ela ser mãe. Drama dirigido por Hisham Saqr e estrelado por Basma e Passant Shawky. Classificação: 12 anos.

A ESCOLHA - Drama de Liina Trishkina-Vanhatalo. Numa manhã de sábado, Erik, um trabalhador da construção civil, recebe notícias surpreendentes: sua ex-namorada Moonika está prestes a entrar em trabalho de parto. Ela, no entanto, não está pronta para a maternidade, e agora Erik deve se decidir se fica com a criança ou a leva para adoção. Adeele Sepp, Andres Mähar e Egon Nuter estão no elenco. Classificação: 14 anos

CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS - Drama nacional dirigido por João Salavisa e Renée Nader Messora. Ihjãc é um jovem do povo Krahô, aldeia indígena localizada em Pedra Branca, no interior do Brasil. Depois de ser surpreendido pela visita do espírito de seu falecido pai, ele se sente na obrigação de organizar uma festa de fim de luto, comemoração tradicional da comunidade. Henrique Ihjãc Krahô e Kôtô Krahô formam o elenco. Classificação: livre

O PRISIONEIRO - Drama de Paul Kampf, com Edward James Olmos, Esai Morales, Fernanda Urrejola, John Heard. Dylan deixou seu passado sombrio de crimes e encontrou o amor de sua vida, Maria. Agora ele trabalha como pescador em águas abertas, mas o diretor da prisão local tem outros planos. À procura de vingança, o diretor fará de tudo para que Dylan pague pelo crime que cometeu anos atrás. Classificação: 16 anos.

MOSTRA ZÉ DO CAIXÃO - FINIS HOMINIS: O FIM DO HOMEM - Finis Hominis é um messias moderno, capaz de operar milagres. Uma mulher adúltera e um marido traído são seus maiores seguidores, ao lado de um bando de hippies. José Mojica Marins dirige e está à frente do elenco, que conta também com Roque Rodrigues e Andreia Bryan. Classificação: 16 anos.

O PÁSSARO PINTADO - Durante a Segunda Guerra Mundial, um jovem garoto judeu é enviado por seus pais para viver em segurança com sua tia. Mas quando ela morre, ele tenta voltar para casa e passa a vagar sozinho em um mundo selvagem e hostil, dominado por camponeses supersticiosos e soldados implacáveis. Alla Sokolova, Michaela Dolezalová e Nina Sunevic encabeçam o elenco, dirigidos por Václav Marhoul. Classificação: 18 anos.

MOSTRA SGANZERLA - A LINGUAGEM DE ORSON WELLES - Curta-metragem da tetralogia sganzerliana que trata da vinda do então enfant terrible hollywoodiano ao Brasil para filmar “It’s All True”, “A Linguagem de Orson Welles” trabalha com materiais documentais (recortes de jornal, fotos, cine jornais, etc) similares aos que seriam usados em “Tudo é Brasil”, oito anos depois. Classificação: 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário