A Orquestra Sinfônica do Paraná estreia o projeto OSP para Crianças. Será um portal de conteúdo infantil dentro do site da Orquestra Sinfônica do Paraná para crianças até 12 anos. Dividido em quatro áreas, o portal contará com vídeos, jogos e histórias para o público mais jovem.
O
portal OSP para Crianças foi desenvolvido pela equipe de comunicação da
orquestra e tem o apoio técnico das violinistas Simone Savystzky e Martina
Lohmann,
também integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná. As profissionais
envolvidas no projeto possuem conhecimento e experiência com educação musical
infantil e criação de conteúdo para crianças.
“Nunca é cedo ou tarde demais para entrar no
universo da música. Quanto antes melhor. A música auxilia na concentração,
memorização, raciocínio lógico, aprimora a linguagem oral, ajuda no desempenho
escolar, contribui para o desenvolvimento motor, desenvolve a socialização,
promove a disciplina e estimula a criatividade. Convidamos você para participar
das nossas atividades da OSP para crianças”, disse Simone Savytzky.
Cada
conteúdo vem acompanhado de classificação etária indicativa. Todos os materiais
poderão ser acessados por crianças e adultos de qualquer as idade. As
classificações servem como orientação para os pais e responsáveis sobre qual
faixa etária terá o melhor aproveitamento de cada tipo de conteúdo. "Eu estou muito feliz em anunciar que a
Orquestra Sinfônica do Paraná aumentou suas ofertas para nosso público mais
jovem. Temos um novo portal, com conteúdos semanais publicados também em nossas
redes sociais. Estamos nos dedicando, especialmente, para os jovens amantes da
música e aqueles que estão começando a se interessar por ela", disse o
maestro-titular Stefan Geiger.
O PORTAL OSP PARA CRIANÇAS - O portal é dividido em quatro áreas: "para brincar", "para assistir", "para ouvir" e "para os pais". Na primeira área, as crianças encontrarão jogos digitais e atividades para impressão, como ligue-os-pontos, jogo da memória e desenhos para colorir. Na segunda área, haverá vídeos de contação de histórias e educação musical. A terceira área, voltada para crianças mais velhas, terá materiais de áudio acompanhados por textos. Essa seção busca mostrar às crianças a importância de ouvir um concerto, mesmo que os estímulos visuais sejam limitados.
A
quarta e última área é voltada aos adultos. Ali, pais, familiares e
responsáveis poderão acessar materiais de apoio, instruções e listas com dicas
para incluírem a música na rotina das crianças. O portal será alimentado
semanalmente. Nesta terça-feira, as áreas "para os pais", "para
assistir" e "para brincar" já terão os primeiros conteúdos
disponíveis. A área "para ouvir" estreará no início de setembro.
FORMAÇÃO DE PÚBLICO - O objetivo do projeto não é a educação musical, mas sim, a inclusão da criança. A ideia é trazê-las para perto da orquestra de forma coerente com a etapa do desenvolvimento na qual cada uma se encontra. "Nos últimos anos notamos um grande aumento no número de crianças na plateia dos concertos da OSP. Os concertos infantis e para escolas já são uma tradição de sucesso da orquestra e entendemos a importância de incluir as crianças de maneira apropriada", explicou Monica Rischbieter, diretora-presidente do Teatro Guaíra. Ter crianças na plateia é sinal significativo de aumento de público a longo prazo. Por isso, a importância de trazer para elas um conteúdo adequado e que estimule o interesse pela música. "Estamos comprometidos a trazer aspectos da educação musical de uma maneira agradável para as famílias paranaenses. Por enquanto, trazemos esse conteúdo online e estamos trabalhando duro para trazer o melhor conteúdo para você. Mas eu posso prometer que todos estamos ansiosos para cumprimentá-los pessoalmente assim que possível", completou o maestro Stefan Geiger.
UM PROJETO A LONGO PRAZO - Com as portas fechadas para o público desde março, em decorrência da pandemia de Covid-19, o Teatro Guaíra procura manter seu papel como difusor da cultura no Estado através dos meios digitais. A OSP para Crianças terá sua estreia em formato digital, mas pretende tomar também os palcos tão logo possível. A ideia é disponibilizar, online, materiais infantis mesmo quando os concertos regulares retornarem. Assim, as crianças que acompanham os pais ou responsáveis aos concertos da OSP poderão se familiarizar com as obras sinfônicas antes de chegarem, ao teatro. "Todo projeto que tem o intuito de instruir nossas crianças, alimenta a minha esperança de um futuro melhor para o nosso país. Como já disse o sociólogo brasileiro Herbert de Sousa, um país não muda pela sua economia, política ou ciência, mas sim pela sua cultura. É uma honra termos um espaço dentro da OSP para a produção de um material de tão grande valor para o nosso público infantil!" disse a violinista Martina Lohmann.
Nenhum comentário:
Postar um comentário