segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Dia do Quadrinho tem debate na Gibiteca sobre representatividade feminina

A Gibiteca de Curitiba promove nesta terça-feira (30), às 19h, um debate sobre a representatividade feminina nos quadrinhos e o lançamento da HQ “A Samurai - Primeira Batalha”, produzida por cinco desenhistas. A programação comemora o Dia do Quadrinho Nacional (30 de janeiro) e tem entrada franca.
O debate reúne desenhistas para falar sobre a produção e os desafios das mulheres que produzem quadrinhos. Participam da mesa: Raphaela Corsi (Revista Capitolina/A revolução das narrativas feministas nas histórias em quadrinhos), Márcia Macedo d´Haese (Smilinguido, Mig & Meg), Pryscila Vieira (Amelie, Uma Mulher de Verdade), Celina Pacheco (Calafrio/Mestres do Terror), Mylle Silva (A Samurai), Bianca Pinheiro (Mônica Força, Dora, Bear), Ma Matiazzi (Morte Branca/Loira Fantasma de Curitiba) e Amanda Barros (Ursereia).
A publicação “A Samurai - Primeira Batalha” foi idealizada por Mylle Silva, roteirista de HQ que convidou cinco quadrinistas, todas mulheres, que contam a história sob o olhar feminino. São elas Renata Nolasco, Mary Cagnin, Chairim Arrais, Má Matiazi e Jéssica Lang. Cada artista desenhou cerca de dez páginas da história.
“A Samurai” é Michiko, uma jovem que foi vendida ainda bebê para o okiya (a casa das gueixas) para ser treinada como uma delas. No entanto, seu maior sonho é encontrar a verdadeira família e, para realizá-lo, ela decide quebrar as regras da sociedade japonesa, estratificada e machista, para tornar-se samurai. Nesta terceira HQ da personagem, a adolescente e inexperiente Michiko ingressa no exército do daimyou (senhor feudal) Toyotomi. Antes mesmo que pudesse refletir sobre como agir, a samurai iniciante é colocada em uma arriscada batalha que traz consequências irreversíveis para a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário