quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Peça “Os Cadernos de Kindzu” é a atração da Caixa Cultural

Com direção de Ana Teixeira e Stephane Brodt, a mais nova criação do Amok Teatro - “Os Cadernos de Kindzu” - tem como ponto de partida o universo do escritor Mia Couto, de Moçambique, em seu livro “Terra Sonâmbula”. O espetáculo conta a trajetória do jovem Kindzu que, para fugir das atrocidades de uma devastadora guerra civil, deixa sua vila e parte para uma viagem iniciática. Nela encontra outros fugitivos, refugiados e personagens repletos de humanidade que lhe farão viver experiências ancoradas tanto na cultura tradicional do sudeste da África, quanto na vivência de um conflito devastador.
Como o menino Muidinga e o velho Tuahir do livro de Mia Couto, mergulhamos nos doze cadernos que compõem o diário de Kindzu e trilhamos a via das narrativas que revelam a dimensão onírica e mítica da existência, como formas de resistir à violência”, declara a diretora Ana Teixeira. Kindzu é parte de uma trajetória iniciada com Salina (A última vértebra), na qual o grupo investiga as formas narrativas, com inspiração em tradições de matriz africana. Salina e Kindzu trazem duas diferentes visões sobre o continente africano e duas diferentes propostas de linguagem cênica: Enquanto Salina é um mergulho numa África ancestral, Kindzu faz uma incursão numa África pós-colonial.
O texto de ‘Os Cadernos de Kindzu’ foi abordado com a abertura de quem busca um diálogo criativo e não uma tradução cênica de uma obra literária. Ao longo desse processo, uma nova narrativa foi se construindo. A trajetória de Kindzu e seus companheiros encontrou uma identidade própria na cena, porém sem se afastar da escrita de Mia Couto, de sua riqueza poética e suas imagens ancoradas na cultura oral africana”, explica Stephane Brodt.
Passando do conto à ação e da palavra ao canto, o espetáculo propõe uma incursão na guerra de independência do Moçambique para, a partir daí, explorar a natureza humana e a necessidade de reconstruir a vida e a memória. Com “Os Cadernos de Kindzu”, o Amok Teatro aborda o fantástico, explora a língua portuguesa em diferentes sonoridades e investiga diferentes formas da narrativa, no contexto de culturas africanas, afro-brasileiras e, agora, afro-lusitanas. Com Kindzu, a música, a literatura e o teatro se fundem numa expressão única e indissociável.

A peça “Os Cadernos de Kindzu” será encenada nesta sexta-feira e sábado, às 20h; e domingo às 19h. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário