A
Prefeitura de Curitiba publicou, nesta segunda-feira (16), o edital de
licitação (Concorrência Pública 4/2021) para o projeto de engenharia do novo
viaduto do Orleans.
“É um sonho antigo que aos poucos vai se
transformando em realidade. A Prefeitura de Curitiba fez a sua parte com o
projeto básico. Agora, com os recursos repassados pelo Governo do Estado, será
contratado o projeto de engenharia que irá orientar as futuras obras do novo
viaduto do Orleans”, afirma o prefeito Rafael Greca.
Orçado
em R$ 1.651.655,60, o projeto executivo será contratado com recursos repassados
ao município pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil),
como parte de convênio firmado pela Prefeitura de Curitiba e o Governo do
Estado, em agosto do ano passado. Deste total, R$ 1.170.304,39 serão em
recursos da secretaria e R$ 491.351,21 em contrapartidas da Prefeitura.
A
data de recebimento da proposta é 4 de outubro e a previsão contratual para conclusão
do projeto de engenharia do novo viaduto é de 360 dias. Com o projeto concluído
será possível licitar as obras, que têm custo estimado em R$ 30 milhões e serão
custeadas com recursos do estado.
Os
processos licitatórios foram encaminhados pelo Instituto de Pesquisa e
Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Além do viaduto, fazem parte da
revitalização viária o cruzamento da Rua Professor João Falarz e Avenida
Vereador Toaldo Túlio com a BR-277.
ROTATÓRIA ESTENDIDA - A nova estrutura irá funcionar como
uma rotatória estendida e elevada para a ligação dos dois lados da rodovia sem
interrupções. Será melhorada a mobilidade para a integração das regiões da CIC
ao Campo Comprido e Orleans com São Braz e Santa Felicidade ao restante do
norte de Curitiba. O viaduto também vai melhorar o acesso à BR 277 na
integração metropolitana com Campo Largo.
O
novo viaduto do Orleans vai facilitar os deslocamentos na região, que hoje tem
o trânsito saturado. Pelo viaduto existente passam 3 mil veículos por hora nos picos
de maior movimento.
A
estrutura do viaduto existente será mantida ao centro e ganhará projeto
paisagístico. No que seria a pista do viaduto antigo o uso será exclusivo para
a travessia de pedestres e ciclistas.
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