A
Superintendência de Trânsito (Setran) em parceria com a concessionária Rumo e
com apoio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) iniciou nesta
segunda-feira (2) os testes do projeto PN (Passagem em Nível) Sensoreada.
A
tecnologia é composta por sensores instalados nas proximidades dos cruzamentos
rodoferroviários que identificam a aproximação do trem e acionam o semáforo
instalado para motoristas no cruzamento com a ferrovia.
Durante
visita técnica, técnicos da Setran e da concessionária apresentaram as
funcionalidades do sistema em desenvolvimento para segurança de motoristas e
pedestres. A iniciativa visa minimizar os riscos de abalroamento e
atropelamento envolvendo trens no perímetro urbano da cidade.
“Além de toda a sinalização que já existe
aqui esse novo sensor que aciona o semáforo é mais um auxilio aos motoristas,
motociclistas e pedestres. Nosso objetivo com essa nova tecnologia é diminuir o
número de acidentes que acontecem nos cruzamentos com as linhas de trem”,
disse o diretor de Operações da Superintendência de Trânsito, Pedro Darci da
Silva Junior.
FASE DE TESTES - A PN Sensoreada consiste em quatro
sensores instalados nas proximidades da ferrovia em uma distância de
aproximadamente 400 metros que identificam a aproximação do trem. Por meio de
um sistema de inteligência artificial com visão computacional e de
monitoramento do local, os sinais são captados pelo equipamento e acionam a
sinalização do semáforo, alertando o motorista para a necessidade de parar e
alternando novamente para verde após o trem completar a travessia.
Neste
mês de agosto, o equipamento ficará em fase de testes supervisionados, ou seja,
não ficará ativo 24 horas por dia. Nesta etapa, equipes técnicas vão acompanhar
os resultados do equipamento presencialmente para calibragem do sistema.
Após
a fase inicial, o equipamento ficará ativo de forma ininterrupta e com
acompanhamento remoto. A previsão é que os resultados conclusivos da tecnologia
sejam apresentados no primeiro semestre de 2022.
De
acordo com o diretor de Tecnologia da Rumo, Roberto Rubio Potzmann, caso os
testes sejam positivos, o projeto será repassado para que a as prefeituras
avaliem a implementação da tecnologia.
“Iniciamos testes semelhantes em Jandaia do
Sul no primeiro semestre deste ano. O objetivo é avaliar o comportamento do
motorista e se há uma mudança na conduta a partir dessa nova proposta de
sinalização no cruzamento entre a rodovia e a ferrovia”, afirma Potzmann.
AÇÕES EDUCATIVAS - A “PN Sensoreada” é apenas mais uma
de uma série de diversas iniciativas que a Rumo, em parceria com a Setran e o
Detran-PR, está desenvolvendo para conscientizar motoristas e pedestres sobre
os cuidados com a ferrovia.
“A Setran, sempre em parceria com o Detran-PR
e a Rumo vai ficar atenta aqui no cruzamento para avaliar o comportamento do
motorista e também a questão de investimentos para validar esse novo sistema de
sinalização e prevenção de acidentes”, concluiu Darci.
Recentemente,
os cursos de reciclagem nas autoescolas do Paraná e no próprio Detran-PR
receberam vídeos produzidos pela concessionária para orientação sobre o
funcionamento da ferrovia, boas práticas, sinalização e prevenção de acidentes.
“A parceria entre o Governo do Estado, Rumo e
Prefeitura de Curitiba é muito importante para que possamos acabar com os
acidentes próximos as linhas férreas. Nós esperamos que os testes sejam
positivos para que possamos instalar esse sistema em mais pontos e acabar com
este problema, que não é só de Curitiba, mas de muitas cidades do estado”,
afirmou o diretor de Operações do Detran-PR, Adriano Furtado.
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