segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Arte & Letra lança coleção de livros artesanais‏

A editora Arte & Letra lança nesta quarta-feira (23), uma coleção de livros feitos artesanalmente, impressos em tipografia e encadernados manualmente. Os clássicos “Um Coração Singelo”, de Gustave Flaubert, “Assassinatos na Rua Morgue”, de Edgar Allan Poe, e “Luzes”, conto de Anton Tchekhov, compõem a coleção, que estará à venda exclusivamente na Livraria Arte & Letra, em Curitiba (PR), e no site da editora.
Neste projeto, a impressão é feita por um tipógrafo, que monta página por página do livro com linotipos e com ilustrações em xilogravura, assinadas por Frederico Tizzot, Santidio Pereira e Mariana Leme. Na segunda parte do processo, o encadernador Daniel Barbosa, da Caderno Listrado, realiza, livro por livro, a montagem, desde a dobra do papel e a costura à confecção da capa, em tecido. O resultado desse processo totalmente artesanal, em que os livros são feitos um por um, são edições numeradas e de tiragem limitada (200 exemplares de cada título). Da textura do tecido que encobre a capa ao relevo da impressão do texto, o leitor tem uma experiência tátil com o objeto livro.
Para o editor e ilustrador Frederico Tizzot, a nova coleção reflete a proposta da editora, fundada em 2004: “Queremos lançar não apenas bons livros, mas livros bem-feitos. Esta coleção busca resgatar um processo de feitura do livro que se perdeu hoje em dia. Levaremos ao leitor obras de três autores importantes indo um pouco além, com um livro especial e exclusivo”. Em 2010, a Arte & Letra lançou a Coleção Em Conserva, que trazia títulos de Tolstói, Stevenson, Zola, Verne e Dickens em design diferenciado e acondicionados em latas exclusivas.
Assista a vídeo sobre o projeto: http://bit.ly/U3Sxho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário