quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Quarteto português é uma das atrações da 31ª Oficina de Música

O Quarteto de Cordas Lopes-Graça, de Portugal, é uma das primeiras atrações da 31ª Oficina de Música, promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba. O grupo fará duas apresentações durante o festival. A primeira nesta quinta-feira (10), às 19h, no Teatro do Paiol, e a segunda, no dia 14, às 20h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural.
Criado no âmbito da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, o Quarteto Lopes-Graça é formado por professores daquela instituição, todos eles também renomados músicos de carreira solo. Luis Pacheco Cunha, Anne Victorino D’Almeida (violinos), Isabel Pimentel (viola) e Catherine Strynckx (violoncelo) desenvolvem um repertório dedicado às obras de compositores portugueses. O próprio nome do quarteto rende homenagem a um dos maiores maestros e compositores portugueses do século XX, Fernando Lopes-Graça (1906-1994). No primeiro concerto em Curitiba, o quarteto tocará uma de suas obras, o “Quarteto de Arcos nº 1”.
O quarteto tem importante atuação nos festivais de música de Portugal e recentemente foi contemplado com subsídio do Ministério da Cultura daquele país para realizar uma série de 12 concertos. Em 2009 lançou seu primeiro CD, com obras de Fernando Lopes-Graça e António Victorino d’Almeida.
No concerto do dia 14, na Capela Santa Maria, o quarteto contará com a participação especial de dois professores da Oficina de Música – o oboísta alemão Fabian Schäffer e a pianista Olga Kiun. Com Fabian Schäffer, os músicos portugueses tocam uma obra de Benjamin Britten, para oboé e trio de cordas; e com Olga Kiun, executam o “Quinteto com piano em dó maior”, de Henrique Oswald.
Os ingressos para estas apresentações custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário