quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Prédio histórico do Museu da Imagem e do Som será inteiramente restaurado‏

Após permanecer dez anos fechado, o prédio histórico que é sede do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), localizado na Rua Barão do Rio Branco nº 399, em Curitiba, será restaurado. Em 2012 a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) promoveu, com recursos próprios, a primeira etapa dos reparos, com o reforço estrutural das fundações do edifício, a recuperação total da cobertura, um novo cintamento em concreto para reforço das paredes externas e internas, além da retirada dos pisos do pavimento superior e proteção de elementos decorativos para posterior recuperação, totalizando investimento de cerca de R$ 400 mil. Para as obras a serem realizadas agora, será destinado o valor de R$ 1,355 milhão.

No fim do ano passado, a SEEC promoveu a licitação para a segunda etapa dos trabalhos que prevê a restauração completa do edifício. O projeto contempla obras de recuperação de forros e pisos, das pinturas murais, além de novas instalações elétricas, hidráulicas, lógicas e sanitárias. Os sistemas de segurança e monitoramento, adequação ao novo uso com salas de exposição e pequeno auditório e nova iluminação e pintura total do edifício também estão previstos. A realização desta obra vai permitir a reutilização do prédio pelo MIS, que desde 2003 funciona em sede provisória, na Rua Máximo João Kopp, 274, bloco 4, no bairro Santa Cândida. “O restauro do prédio do MIS faz parte de uma das metas definidas pelo governador Beto Richa que prevê a revitalização e manutenção de espaços culturais do Estado. Além do museu, a Biblioteca Pública do Paraná e o Teatro Guaíra também passam por melhorias para que artistas e público possam usufruir desses importantes equipamentos”, explica o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana. 

O MIS possui um vasto acervo de filmes, fotografias, discos, fitas de áudio e vídeo e equipamentos de som e imagem, contando com uma biblioteca especializada com mais de dois mil livros e periódicos sobre cinema, fotografia, música, memória e áreas afins. Esse acervo, que conta uma boa parte de nossa história, é alvo constante do interesse de pesquisadores de diversas áreas, que tem acesso a qualquer item mediante solicitação prévia.

"O retorno do MIS à sede original vai permitir ao grande público o acesso a seu numeroso e expressivo acervo de fotos, filmes, músicas e depoimentos, que documentam várias décadas de manifestações culturais, políticas e sociais do Paraná. Vai possibilitar também que esse valioso material seja preservado, catalogado e armazenado dentro dos padrões internacionais praticados nessa área", afirma o diretor do MIS-PR, Fernando Severo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário