segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Camerata Antiqua abre a 31ª Oficina de Música de Curitiba

Um concerto da Camerata Antiqua de Curitiba abre nesta quarta-feira (09), às 20h30, no Teatro Guaíra, a 31ª edição da Oficina de Música de Curitiba. Mais de 80 atrações, entre concertos, palestras, lançamentos de livros e workshops, compõem a programação artística do evento, além dos 92 cursos com professores de 17 países. Serão 20 dias de atividades intensas e inúmeras apresentações que fazem do festival curitibano um dos maiores da América Latina.
O prefeito de Curitiba Gustavo Fruet e o presidente da Fundação Cultural, Marcos Cordiolli, estarão na cerimônia de abertura. Cordiolli acaba de assumir a presidência da Fundação Cultural de Curitiba e manifestou sua satisfação em iniciar a gestão com um evento tão importante para a cidade e para o país.
Para Marcos Cordiolli, a Oficina de Música é um patrimônio da cidade e um presente para o mundo, em sua diversidade de eventos e gêneros musicais que convivem há três décadas em Curitiba. “Sou um recorrente ouvinte da música antiga, que aprendi a apreciar nas Oficinas de Música durante minha juventude, nos anos 1980. Assim como aconteceu comigo, muitos outros tiveram e terão o primeiro contato com diferentes gêneros musicais na Oficina, abrindo horizontes e apreciando a arte com mais plenitude”, disse.

O concertoApós a cerimônia oficial, a Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro argentino Juan Quintana, apresenta um repertório escolhido especialmente para a ocasião. Serão apresentadas duas obras de Mozart, uma do compositor brasileiro Radamés Gnatalli e a “Coronation Anthems”, de Haendel, que traduz a festividade de inauguração da 31ª Oficina. Esta peça, marcada pela exuberância e vigor, foi escrita em 1727 para a coroação do Rei George II e da rainha Caroline, da Inglaterra, e desde então passou a ser interpretada em todas as cerimônias de coroação dos monarcas ingleses.
Na primeira parte, o concerto terá a participação especial de dois solistas, o esloveno Boštjan Lipovšek, que faz o solo de trompa numa das composições de Wolfgang Amadeus Mozart (Concerto para trompa e orquestra nº 1 em Ré maior), e o violonista brasileiro Fábio Zanon, que atua no “Concerto à brasileira para violão e orquestra de cordas”, de Radamés Gnatalli.
Tradicionalmente, a Camerata Antiqua de Curitiba, um dos símbolos da cultura curitibana, tem feito os espetáculos de abertura da Oficina da Música. Prestes a completar 40 anos de existência, é considerada um dos mais importantes e também mais antigos conjuntos de câmara do país. Formada por coro e orquestra, a Camerata já fez várias apresentações no Brasil e exterior. Em Curitiba, mantém um calendário anual de concertos realizados em sua sede, a Capela Santa Maria Espaço Cultural, e também em igrejas e outros espaços culturais.
Muitos outros concertos estão programados já a partir de quinta-feira (10). A apresentação do Quarteto de Cordas Lopes Graça, de Portugal, e o recital de piano da polonesa Magdalena Lisak são as próximas atrações. A programação completa está disponível no site www.oficinademusica.org.br.
Os ingressos para o concerto de abertura da 31ª Oficina de Música de Curitiba custam R$ 30,00 e R$ 15,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário