segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Virtuose italiano toca com Orquestra À Base de Sopro

A Orquestra À Base de Sopro (OABS), mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, apresenta-se nesta terça (22), às 21h, com o clarinetista italiano Gabriele Mirabassi. No espetáculo que faz parte da programação da 31ª Oficina de Música de Curitiba, vão ecoar no auditório da Reitoria, os acordes das composições do próprio Mirabassi e também de Guinga, Chico Buarque de Holanda, Edu Lobo, Lea Freire, André Mehmari, Jacob do Bandolim e Waltel Blanco.
A aproximação com Mirabassi aconteceu em 2008. O diretor artístico da Orquestra, Sérgio Albach, estava na plateia de um concerto em Curitiba em que o violonista e compositor Guinga trazia ao palco o compositor italiano. “É interessante registrar que uma das coisas mais difíceis no concerto, é conseguir manter a atenção dos músicos depois dos improvisos deste músico genial. Todos querem acompanhar seus solos que vão da sensibilidade das notas certas ao virtuosismo na medida exata, como poucos solistas internacionais”, afirma Albach.
Mirabassi formou seu próprio quarteto de jazz em 1989. Dedica-se à música contemporânea e é um dos fundadores do Artisanat Furteux Ensemble. Foi ainda membro do grupo do jazzista libanês Rabih Abou-Khalil. Mirabassi já tocou nos maiores festivais de jazz da Itália e excursionou ao redor do mundo.
As apresentações do clarinetista com a Orquestra foram registradas em áudio e vídeo. O material, em fase de finalização, deve ser lançado pelo selo italiano EGEA com o nome La testa in giù (O de cabeça para baixo), que está entre os mais importantes do país. “O encontro com Mirabassi é difícil de descrever com palavras. A empatia com os músicos, o repertório escolhido, os arranjos, os ensaios, tudo aconteceu na mais perfeita harmonia, uma verdadeira comunhão”, revela Albach.
O encontro da Orquestra À Base de Sopro com Gabriele Mirabassi acontece no Teatro da Reitoria (XV de Novembro, 1299, Centro). Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário