terça-feira, 13 de março de 2018

Centro de Arte Digital do Muma apresenta produções em arte e tecnologia


Nesta terça-feira (13), o Centro de Arte Digital do Museu Municipal de Arte de Curitiba (Muma) – Portão Cultural – recebe a Mostra NatFap. A exposição vai apresentar trabalhos de experimentação em arte digital do Núcleo de Arte e Tecnologia da Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Em cartaz até 6 de abril, a cada semana novos trabalhos entrarão na exposição. A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira e aos sábados e domingos, das 10h às 19h, com entrada gratuita.
O público vai poder conferir um coletivo de experimentações artísticas em arte digital. Produzidos por alunos e professores, serão expostos trabalhos de software arte, instalações interativas e resultados de estudos com recursos robóticos realizados em 2017.
Luiz Antonio Zahdi Salgado, professor e líder do núcleo de pesquisa do NatFap, explica que alguns trabalhos são uma espécie de escultura tecnológica, com recursos de robótica, enquanto outros só podem ser visualizados no computador. “Há, por exemplo, um trabalho que é uma programação. Com instrução, ele busca arquivos e carrega vários deles a partir de uma etiqueta no youtube. É um deslocamento do fazer artístico para a programação, um trabalho desenvolvido a partir da montagem de um algoritmo”, diz.
O professor ainda afirma que o Nat vem consolidando sua pesquisa na área digital. “Procuramos causar reflexão sobre o uso da tecnologia nas práticas socioculturais contemporâneas, sempre através de interfaces simples e lúdicas”. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Salgado desenvolve experimentações artísticas desde 1982.

NatFap - O Núcleo de Arte e Tecnologia da Faculdade de Artes do Paraná surgiu em 2010 com interesse em incentivar e desenvolver pesquisas acadêmicas e produções artísticas em arte e tecnologia.
Conectado à cibercultura e sintonizado às linguagens artísticas contemporâneas, o Nat agregou alunos, egressos, professores, pesquisadores e artistas das mais diversas áreas de atuação artística, mas que compartilhavam de interesse comum: a tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário