quinta-feira, 22 de março de 2018

Concerto da Sinfônica do Paraná tem música brasileira como tema


Roberto Tibiriçá é o maestro convidado da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) para o concerto “Música Brasileira” que acontece no domingo (25), às 10h30, no Guairão. O programa contempla grandes compositores nacionais como Carlos Gomes (Abertura da Ópera Fosca e Lo Schiavo - Alborada); Francisco Braga (Episódio Sinfônico); Heitor Villa-Lobos (Bachianas Brasileiras nº 4).
Um dos maiores defensores da música brasileira, Tibiriçá presenteia o público com um repertório especial, incluindo três importantes compositores. “São peças mais representativas do repertório de música brasileira e de épocas também. O concerto inicia com Carlos Gomes, maior compositor brasileiro de ópera, com as obras Ópera Fosca (abertura) e Lo Schiavo (alborada)”, disse o maestro.
Ele conta que Carlos Gomes, em certo momento de sua vida, conheceu Giuseppe Verdi e ficou muito encantado com sua música. “Ele seguiu os passos do mestre da ópera italiana, dando continuidade em seus princípios estéticos. Por isso tem muitos elementos de Verdi em suas obras”, conta Tibiriça.
Em seguida, será apresentada a peça “Episódio Sinfônico”, de Francisco Braga. “Ele é autor do Hino à Bandeira. Braga viveu uma época em Paris e foi aluno de composição de Jules Massenet, conhecido por suas óperas que se tornaram populares no final do século XIX e início do século XX”, explica o maestro.
O concerto encerra com quatro peças de Bachianas Brasileiras n°4 de Heitor Villa-Lobos: Prelúdio, Coral (Canto do Sertão), Ária (Cantiga) e Dança (Miudinho). Villa-Lobos foi o maior gênio da música de concerto.

O REGENTE – Roberto Tibiriçá é um dos mais importantes regentes da atualidade. Ocupa a Cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Música. Trabalhou com inúmeras orquestras nacionais. Premiado várias vezes, também ocupou cargo de regente em outros países. Regeu a Orquestra Sinfônica do Paraná várias vezes. É Reconhecido como um defensor da música brasileira, diz que é seu dever.

Indicado para maiores de 7 anos, este concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná tem ingressos custando R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário