terça-feira, 13 de março de 2018

Série Solo Música abre 10ª temporada com o violão plural de Ulisses Rocha


A Série Solo Música chega em 2018 a sua décima edição na Caixa Cultural de Curitiba. São 10 anos apresentando mensalmente artistas em trabalho solo, tendo o projeto como suas principais marcas a qualidade e a diversidade musical, além do fato de só mostrar artistas sozinhos no palco. A temporada de 2018 tem sua abertura nesta terça-feira (13), às 20 horas, com a música inventiva e plural de Ulisses Rocha, um dos principais violonistas do país.
Ulisses Rocha transita por diversos gêneros da música brasileira e é reconhecido como um artista versátil, que transita sem problemas do clássico ao rock”, afirma Alvaro Collaço, produtor e idealizados da Série Solo Música que, como aconteceu com muitas pessoas, conheceu o trabalho de Ulisses através do Grupo D´Alma. “Muitos anos depois tive a felicidade de produzir recitais e gravá-lo para um disco, apresentando a música de Waltel Branco. Esta será a primeira vez que produzirei Ulisses tocando sua própria música, o que é motivo de honra para mim”, diz. Em dez temporadas, o Solo Música já trouxe a cidade 91 artistas, de diversos gêneros musicais e países. “A temporada de 2018 talvez seja a que traga maior diversidade. Há um pouco de gêneros musicais muito diferentes: música antiga, clássica, MPB, música instrumental, de cultura popular, música popular colombiana, eletrônica e, pela primeira vez no Solo Música, a música oriental. Um espectro amplo com músicos de qualidade”, explica Collaço.

Ulisses Rocha - Violonista, compositor e arranjador Ulisses Rocha nasceu em Loureiro, Rio de Janeiro e passou a infância em Pirassununga, no interior de São Paulo. Com 14 CDs gravados, é um dos violonistas mais influentes de sua geração.
Integrou o Grupo D´ Alma com André Gereissati e Rui Saleme, depois Mozart Mello, tendo gravado o segundo e terceiro Lps do trio, em 1981 e 1983. Realizou turnês no exterior, como instrumentista e professor, apresentando-se na Alemanha, Bélgica, Canadá, Croácia, Estados Unidos, França, Holanda,Japão, Kuwait, Lituânia, Paraguai, Polônia, Rússia,  Síria, Suíça e Zimbabwe, dentre outros.
Além do trabalho próprio, participou de concertos e gravações com artistas como Al Di Meola, Cesar Camargo Mariano, Eliane Elias, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Roberto Carlos, Margareth Meneses, Gal Costa, Cida Moreira, Nei Lisboa e Marlui Miranda. Lançou CDS em duos com Marco Pereira, Altamiro Carrilho e Teco Cardoso, em trio (“Trio 202”, com Nelson Ayres e Toninho Ferraguti) e em quinteto (“O Quinteto”, com Ivan Vilela, Vitor Loureiro. Walmir Gil e Raiff Dantas Barreto).
Em 2016, foi indicado para o prêmio Brazilian Press Awards, dedicado aos artistas brasileiros mais destacados no cenário artístico norte-americano.Além de sua atuação como artista realiza importante trabalho como professor doutor do Departamento de Música da Unicamp, e como professor convidado na Universidade da Flórida, cidade onde residiu por 5 anos.
A apresentação de Ulisses Rocha dentro da Série Solo Música tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural, na Rua Conselheiro Laurindo, 280. Informações pelo fone 2118-5111.


PROGRAMAÇÃO DE 2018 - Além da apresentação de Ulisses Rocha, em 13 de março, esta é a programação da temporada 2018 do Solo Música em Curitiba, sempre às terças-feiras.

10 de abril - Oliveira de Panelas - voz e viola dinâmica (PE/PB)
Referência em cultura popular no país, o músico pernambucano, radicado na Paraíba, fará um recital tradicional de cordel (quando o repente é cantado só), marcado pela poesia. Oliveira possui 22 CDs gravados, 11 Lps e 15 livros de poesia editados. Curiosamente, apresentou-se uma única vez em Curitiba, nos anos 80.

08 de maio - Alessandro Borgomanero - violino (ITA/GO)
Nascido em Roma, Alessandro Borgomanero passou a infância e adolescência em Curitiba, estudou na Áustria e Itália e hoje reside em Goiás. Tem se destacado como violinista e apresentado recitais solo com obras brasileiras. No Solo Música fará um recital com obras latino-americanas.

12 de junho - Maria Cristina Plata - voz e violão (COL)
Uma das principais cantoras colombianas da atualidade, Maria Cristina Plata mostrará canções dos seus CDs “Todas las flores” e “Después de Tudo- Compilado Latinoamericano”. Um recital marcado pelo romantismo, bem no Dia dos Namorados.

10 de julho - Paulo Beto - Anvil FX - sintetizadores analógicos (MG/SP)
Show de música eletrônica, com uma das referências no gênero no país. Mentor do grupo Anvil FX, Paulo Beto em seu trabalho autoral repagina a música eletrônica dos anos 70 e 80, ao mesmo tempo que traz ao público um pouco do lado clássico do gênero musical, na referência aos compositores Jocy de Oliveira e Jorge Antunes.

14 de agosto - Kyungso Parkgayageum - gayageum (COR)
Um raríssimo recital de gayageum, espécie de harpa e instrumento tradicional da Coréia, com uma das intérpretes que tem renovado a música escrita para o instrumento. Recital que mistura tradição e contemporaneidade, marcado sobretudo pela delicadeza dos sons.

11 de setembro - Marc Mauillon - voz (FRA)
Outro recital muito raro, com obras do período medieval interpretadas pelo barítono francês Marc Mauillon, sem auxílio de instrumentos. Mauillon mostrará o repertório de “Songline”, CD lançado em 2016 e que trouxe o repertório da música medieval sobre um prisma até então inédito, o do canto solo.

09 de outubro - Fernanda Cabral - voz, violão e kalimba (DF)
A cantora e compositora brasiliense Fernanda Cabral se apresenta pela primeira vez em Curitiba, com um show baseado no seu CD “Praianos”, em que destaca-se pelo seu trabalho autoral e parcerias com Chico Cesar, Cope Gutierrez e Leo Minax.

13 de novembro - KaouruKakizakai - shakuhachi (JAP)
Outro recital raríssimo, com um mestre em shakuhachi, a flauta de bambu do Japão. No recital, Kakizakai apresentará a música japonesa tradicional e que, no caso do shakuhachi, relaciona-se diretamente com o zen-budismo. Kakizakai é um dos principais intérpretes de shakuhachi da atualidade, além de ser reconhecido professor do instrumento no Japão e ocidente.

11 de dezembro - LuiCoimbra - voz, violoncelo e outros instrumentos (RJ)
Músico com ampla contribuição a música popular basileira contemporânea, sobretudo ao utilizar o violoncelo com recursos eletrônicos, Lui Coimbra trará no Solo toda a diversidade que caracteriza seu trabalho, entre o clássico e o pop: Villa-Lobos e Pedro Luís, Pixinguinha e Beatles, além de composições próprias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário