quinta-feira, 22 de março de 2018

Voz e violão é tema de workshop no Conservatório de MPB de Curitiba


O Conservatório de MPB de Curitiba recebe o workshop “Caminhos Interpretativos Para Voz e Violão”, neste sábado (24), das 10h às 12h. Esta oficina, ministrada por Eduardo Lobo e Ana Salvagni, tem o objetivo de ilustrar algumas abordagens de interpretação da voz com o violão, procurando expandir as possibilidades para além do tradicional violão rítmicoharmônico. A participação custa R$ 30,00 e as inscrições podem ser feitas pelo email anacardoso@fcc.curitiba.pr.gov.br.
A voz acompanhada do violão é algo muito presente na música popular brasileira desde o final do século XIX. Modinhas e serestas, algumas das primeiras gravações realizadas pela Casa Edison nos anos 1900, e os discos “Canções Praieiras” (1954), de Dorival Caymmi, e “Chega de Saudade” (1958), de João Gilberto, ilustram a diversidade de ritmos, sonoridades e momentos em que a sonoridade resultante do encontro da voz com o violão esteve presente.
Sendo assim, a oficina se divide em duas partes: a primeira, expositiva, em que os ministrantes falam da própria experiência; a segunda, interativa, em que os participantes, em solo, em duo ou outras formações, poderão trabalhar suas canções no formato de masterclass.
Ao trazer outros elementos musicais como o acompanhamento com linha melódica, a improvisação e a interpretação baseada no ritmo do texto da poesia, abrem-se outras possibilidades aos músicos, que podem, a partir destas outras perspectivas, criar arranjos com maior diversidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário