quinta-feira, 22 de março de 2018

Quatro exposições estreiam no Museu da Gravura nesta quinta-feira


Simultaneamente, o Museu da Gravura Cidade de Curitiba recebe quatro exposições nesta quinta-feira (22). São elas: “Sombras Inversas”, “Não Deu Certo. Longe ou Perto?”, “Plano Gráfico – Rótulos II: Acervo do Museu da Gravura Cidade de Curitiba” e “Gravura e Imagem”.
“Sombras Inversas” traz uma série de obras de Faustino Zardo, a maioria cerâmicas, e resgata a pesquisa autoral do artista. A exposição, com curadoria de Carlos Henrique Tullio, vai focar os últimos trabalhos do artista, que se utilizou de câmeras pneumáticas para a construção de sua poética.
Construída em dois momentos, a mostra “Não Deu Certo. Longe ou Perto?” surgiu a partir de discussões da disciplina Projetos Avançados – Curadoria e Crítica, do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Paraná. A mostra ganhou forma a partir da elaboração de um projeto final e coletivo de curadoria que compreendeu a escolha de propostas artísticas de um acervo, seu conceito curatorial, expografia, mediação cultural e design gráfico.
Sob a orientação do professor Paulo Reis, participam os seguintes estudantes: Anna Elisa, Bruna Fernandes, Bruna Krauze, Caroline Bortolon, Ester Vitor, Fabiana Caldart, Flora Aimbiré, Greyce Santos, Laís Gomes, Leonardo Achnitz, Liana Lemos, Marcellen Neppel, Talita Rauber, Renan Acher e Tayná Milléo.
“Plano Gráfico – Rótulos II: Acervo do Museu da Gravura Cidade de Curitiba” traz ao público parte do acervo de pedras litográficas do espaço, com reimpressões recentes. A mostra também apresenta imagens de rótulos da década de 1950, quando a pedra litográfica ainda era utilizada como matriz para reprodução de material gráfico. O processo consiste em reproduzir, pela impressão, desenhos traçados com um corpo gorduroso numa pedra calcária de grãos muito finos. A mostra tem curadoria de Juliana Leonor Kudlinski.
E por último, na Loja da Gravura do Museu da Gravura Cidade de Curitiba a exposição “Gravura e Imagem” apresenta as obras de artistas gravadores que trabalham com litografia, linóleogravura, xilogravura, gravura em metal e serigrafia.

O Museu da Gravura Cidade de Curitiba está situado na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 e pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. Estas exposições terminam no dia 3 de junho e têm entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário