segunda-feira, 26 de março de 2018

Curitiba é a estrela dos filmes exibidos pela Cinemateca nesta semana


Em comemoração aos 325 anos de Curitiba, celebrados na quinta-feira (29), a Cinemateca promove de terça (27) a sábado (31) uma programação especial de filmes. Serão cinco dias de exibição, sempre às 19h, de filmes que retratam o universo curitibano. A mostra tem classificação livre e entrada franca.
Foi feita uma seleção de filmes bem representativos da cidade de Curitiba. Teremos, por exemplo, a exibição do documentário Belarmino e Gabriela", explicou Marcos Saboia, promotor cultural e um dos responsáveis pelo acervo da Cinemateca. O filme, produzido em 2007, fez muito sucesso e mostra a trajetória do casal de músicos que se destacou entre as décadas de 1940 e 1970.
De acordo com Saboia, todos os filmes que serão exibidos foram ambientados na capital paranaense. “A Cinemateca abre uma oportunidade de o público se reconhecer na tela, tendo Curitiba como protagonista”, afirmou.
A exibição começa nesta terça-feira (27), com o filme “Belarmino e Gabriela’. O documentário retrata a vida da dupla caipira paranaense e traz depoimentos de parentes e amigos, além de alguns dos maiores sucessos do casal, em interpretações modernas.
Na quarta-feira (28) será a vez de “Lance Maior”, de Sylvio Back, ser exibido. O filme, gravado em 1968, inaugurou o cinema de ficção curitibano e representa a inquieta juventude do final da década de 1960.
Os curtas “Curitiba - Identidade Perdida”, animação de Paulo Munhoz, “Curitiba em 4 Estações”, “Pelos Caminhos da História” e “Em Busca da Curitiba Perdida”, baseado no conto de Dalton Trevisan, são as atrações de quinta-feira (29).
Na sexta-feira (30), Anthony Quinn, Paulo Betti e Letícia Spiller entram em cena com o filme “Oriundi”, de Ricardo Bravo. O longa, gravado nos anos 2000, mostra que aos 93 anos de idade, o personagem italiano Giuseppe Padovani não tem motivos suficientes para comemorar seu aniversário, até conhecer uma pesquisadora que chega ao Brasil para estudar sua família.
A mostra termina no sábado (31), com o filme “Curitiba Zero Grau” (foto). A película, dirigida por Eloi Pires Ferreira, narra a história de quatro homens na fria cidade de Curitiba e como eles passam seus dias em trânsito: um deles é motorista de ônibus, outro é catador de papel, um terceiro trabalha como comerciante de automóveis e o último é motoboy.


Nenhum comentário:

Postar um comentário