segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Escritor curitibano Luís Henrique Pellanda lança antologia de crônicas


Luís Henrique Pellanda enxerga na rua o que ninguém enxerga. O que ele vê não é invisível, mas só ele consegue ver. E só ele consegue, nas crônicas urbanas que nos envia, nos mostrar o que está lá. “Calma, Estamos Perdidos” (Editora Positivo) é o quarto livro de crônicas de Pellanda, a primeira antologia para marcar os dez anos da carreira como escritor. O lançamento do livro, que reúne 58 crônicas urbanas com ilustrações de Raro de Oliveira, será nesta terça-feira (17), às 19 horas, na Livraria da Vila – Shopping Pátio Batel. No ano passado, Pellanda lançou o livro de contos “A Fada Sem Cabeça”, pela Arquipélago Editorial.
As crônicas em “Calma, Estamos Perdidos” são a respeito das cidades grandes, das metrópoles. “Acredito que a cidade, enquanto invenção humana, enquanto produto da criatividade do animal engenhoso que somos, foi um de nossos maiores sucessos, e nos fez prosperar enquanto espécie, mas, por outro lado, as cidades que inventamos para nos proteger da natureza, de onde aos poucos fomos nos retirando, se tornaram perigosas também para nós. E agora somos esse bicho que se sente perdido e inseguro na própria casa e já não pode retornar à natureza”, diz Pellanda.
Profundo conhecedor do trabalho de Pellanda, o artista Raro de Oliveira, responsável pelas aquarelas da cidade que ilustram o livro, faz da obra uma união entre linguagem verbal e a linguagem visual. Raro faz parte do grupo dos Urbans Sketchers, considerados, entre desenhistas e ilustradores, artistas da mesma família dos cronistas literários. Diz Pellanda: “Estamos nas ruas, registrando o que se passa  – e às vezes o que não se passa, o que já deixou de se passar e o que gostaríamos que se passasse”, comenta Pellanda.

A Livraria da Vila é a loja 314 do Shopping Pátio Batel, que fica na Avenida Batel, 1868. Saiba mais no evento no Facebook, na fanpage e no perfil do Instagram de Pellanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário