segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

MIS-PR abre mostra em comemoração aos seus 50 anos


O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) dá prosseguimento, nesta terça-feira (17), à programação comemorativa aos seus 50 anos, com a abertura da exposição “Ilhas da Imaginação”, que toma como ponto de partida o seu acervo tridimensional. A coleção conta hoje com cerca de mil itens, entre eles câmeras fotográficas, filmadoras, moviolas, toca-discos, vitrolas, televisões, projetores e muitos outros equipamentos ligados às áreas de cinema, fotografia, rádio e televisão, doados ao museu pela comunidade, veículos de comunicação e instituições locais.
A mostra propõe um percurso que parte desse acervo, passa por dados históricos, técnicos e curiosidades, e segue por uma corrente que guiará o público para memórias e invenções a partir do imaginário que se constrói ao redor do passado junto à história.
Para a curadora da exposição, Ana Málaga, adentrar o acervo de um museu é como chegar a uma ilha desconhecida, entrar em um terreno labiríntico que se abre e se desdobra. “Os objetos são como âncoras, têm peso, cheiro e textura, nos dizem algo sobre onde estamos. De alguma forma nós sabemos o que é tudo isso e para que serve. Podemos saber suas marcas, modelos, país de origem, como funcionam, e até aí estamos em águas límpidas e transparentes”, destaca.
Entretanto, acrescenta que os portais que esses maquinários abrem em nossas mentes levam a áreas mais profundas. “Quem tirou fotos com essa câmera fotográfica? Que músicas foram ouvidas nessa radiola? Esse projetor exibiu quais filmes? Essa televisão ocupou que casa, que notícias trouxe a seus residentes? As perguntas, e as respostas possíveis, são infinitas”.
Este aniversário é uma oportunidade de entrever uma trajetória, fincar os pés no chão, definir algumas bases de continuidade, propor novas brechas de possibilidades”, disse a diretora da instituição, Cristiane Senn, sobre o aniversário de 50 anos do MIS/PR. “Nada mais é mais oportuno do que partir de seu riquíssimo acervo tridimensional, olhar para os objetos que viabilizaram ao longo do tempo o registro e a transmissão dos sons e das imagens do mundo, as quais o museu tem por função preservar, e, a partir deles, repensar a realidade”.

O Museu da Imagem e do Som do Paraná está situado na Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro. Mais informações: 3232-9113 ou http://www.mis.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário