segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

MON conquista prêmio nacional na área de educação em museus


O Museu Oscar Niemeyer (MON) conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O programa premiado foi o Arte para Maiores, destinado a pessoas com mais de 60 anos, que tem com a proposta de aproximar esse público das artes visuais, em encontros mensais e gratuitos.
Além da premiação, o programa registrou um aumento recorde de público neste ano. Em 2019, o número de participantes cresceu 150% em relação ao ano passado. É a segunda vez que o Arte para Maiores é premiado pelo Ibram – em 2014 recebeu o Prêmio Modernização de Museus.
De acordo com a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, resultados como esses comprovam que as ações inovadoras desenvolvidas pelo MON têm estimulado a frequência ao museu e o envolvimento de diferentes perfis de público nos programas educativos.
O Museu é um espaço vivo, de diálogo permanente, que deve extrapolar a função contemplativa e instigar a participação de seus visitantes, e o Arte para Maiores faz isso com excelência”, disse Juliana Vosnika.
O Prêmio Darcy Ribeiro seleciona os dez melhores projetos desenvolvidos no ano por instituições museológicas que contemplam práticas de educação não formal. Tais projetos têm como objetivo a convergência entre cultura, arte e educação, de modo a contribuir na ampliação do acesso às manifestações culturais e ao patrimônio cultural brasileiro.

SOBRE O MON - O Museu Oscar Niemeyer (MON) abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina.
O acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, 17 mil deles de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário