sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

No sábado, Paulo Vivacqua fala sobre arte sonora no Museu Paranaense


O artista capixaba Paulo Vivacqua fala neste sábado (14), às 10h30, sobre a instalação “(re)inventarium”, que produziu especialmente para a mostra “Ephemera/Perpétua”, e também sobre sua trajetória e os cruzamentos entre artes visuais e sonoras em esculturas, arquitetura, instalação e intervenções públicas. Vivacqua participa da abertura da exposição, que ocorre nesta quinta-feira (12) às 19h, no Museu Paranaense (MUPA). Para participar da palestra é preciso se inscrever gratuitamente no site www.museuparanaense.pr.gov.br
A instalação é um contraponto entre a poética de Vivacqua e o acervo do museu, com seu inventário material e imaterial. A proposta do artista é provocar uma assimilação mútua entre os recursos formais que utiliza – sons, alto falantes, fios, espelhos, vidros e luz – com os objetos, documentos, livros e gravações do Museu Paranaense, de forma que espaço e tempo se misturem.
Ao centro de uma das salas expositivas está “(re)inventarium”. Espelhos, alto falantes e camadas de vidros são superpostos entre livros, sons, objetos e luz, tudo suportado por bases de madeira.

O ARTISTA - Paulo Vivacqua nasceu em Vitória (ES) em 1971 e atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro (RJ). Alguns de seus trabalhos exploram diferentes contextos em lugares públicos como num parque ao ar livre [Sound Field, The Field Sculpture Park, Hudson, NY 2002], rádios locais [Radio Polyphony, NYC, 2003], agência de banco [Escape, Zagreb Bank, 22º Music Biennale Zagreb, Croatia 2003], observatório astronômico [Observatório Auditivo, 8ª Bienal do Mercosul, POA] ou o interior de um elevador [The Legend of the Lake. Art in General, NYC].

Nenhum comentário:

Postar um comentário