segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Viola Perfumosa homenageia Inezita Barroso na Caixa Cultural Curitiba


A Caixa Cultural Curitiba apresenta o show “Viola Perfumosa - Homenagem a Inezita Barroso” em três apresentações de 3 a 5 de dezembro, às 20h. O coletivo é formado por três dos mais expressivos “cantautores” contemporâneos: a mineira Ceumar, o cantor e violoncelista carioca, Lui Coimbra, e o violeiro Paulo Freire, paulista. O Viola Perfumosa resgata e recicla a genialidade e a sofisticação das melodias e da poesia da música intitulada “caipira”, compondo um mosaico comovente e alegre do Brasil “de dentro”.
Neste trabalho, o trio ilumina a importância feminina na música sertaneja raiz, homenageando Inezita Barroso, uma das artistas mais emblemáticas da música popular brasileira. Selecionado pelo Natura Musical, o Viola Perfumosa gravou, em São Paulo, o seu primeiro CD (Selo Circus). No repertório, sucessos como “Luar do Sertão”, “Tamba-Tajá”, “Índia” e “Marvada Pinga” ganham roupagem camerística que une viola caipira e violoncelo, rabeca e alfaias e se mesclam a Villa-Lobos e a canções do repertório autoral do trio, compondo um show sutil, reverente e surpreendente, como Inezita gostaria que fosse.
Quero ver alguém não chorar ao ouvir a história de Inezita contada ao som da viola que ela tanto amou, uma história da menina que se encantou pelos sons e palavras do seu país e passou a vida enfrentando todos os desafios para ajudar que esse país se conhecesse e se amasse nesses sons e palavras. ‘Ela queria redescobrir o Brasil’, resume o causo. E o Viola Perfumosa também, na mesma toada e por causa dela”, escreveu o jornalista Hugo Sukman em sua crítica à obra.

Livres para todas as idades, as apresentações do Viola Perfumosa acontecem terça, quarta e quinta-feira, às 20h. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário