domingo, 11 de setembro de 2011

Hopkinson Smith é a atração da Série Solo Música

A Caixa Cultural traz para a Série Solo Música, nesta terça-feria (13), um dos principais alaudistas do mundo: o americano Hopkinson Smith. O músico se apresenta com um alaúde construído pelo luthier Joel van Lennep, especialmente para ele. O repertório é composto por música italiana e inglesa para alaúde, com obras do período renascentista dos compositores Francesco da Milano, Giovanni Kapsberger, Anthony Halborne e John Dowland.

É a terceira vez que Hopkinson Smith vem a Curitiba. A primeira apresentação foi em 1997 e, alguns anos depois, participou da Oficina de Música de Curitiba. “A apresentação de Hopkinson Smith encaixa-se perfeitamente no espírito do Solo Música. Se dedica há mais de 40 anos à prática de repertório solo, gravou muito e se tornou referência em instrumentos de cordas dedilhadas, entre os quais o alaúde”, diz o produtor Alvaro Collaço.

Smith é formado em Musicologia na Universidade de Harvard, e se mudou para a Europa em 1973 para estudar com Emilio Pujol, grande pedagogo na tradição catalã. Desde os anos 80, Smith se dedica especialmente à música solo para instrumentos de corda, como os alaúdes barroco e renascentista, a teorba e as guitarras barroca e renascentista, com trabalhos que vão desde as danças renascentistas e fantasias de compositores barrocos Kapsberger, o Gaultier, Mouton, Sanz, e Weiss, para citar apenas alguns.

O músico possui 27 discos lançados, como “Auvidis” e “Astrée e a Naive, discos com os quais ganhou prêmios importantes, como Grand Prix du Disque, o 2000 Cannes Classical Awards, o Diapasão de Ouro (11 vezes), o 10 de Repertoire (10 vezes), o Choc du Monde de La Musique (11 vezes), o Disk of The Month / Clássica e Telerama: um evenement (4 vezes). Também gravou sua próprias transcrições de Bach para violino solo, além de obras de Bach para alaúde.

A apresentação na Caixa Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280) acontece às 20h30 e os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia e correntistas da Caixa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário