terça-feira, 13 de setembro de 2011

Orquestra Sinfônica do Paraná homenageia pianista Olga Kiun

A pianista Olga Kiun, um dos grandes nomes da música erudita, será homenageada em concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro Osvaldo Ferreira. As apresentações acontecem nesta quarta-feira (14), no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), e na sexta-feira (16), no Canal da Música, durante as festividades de aniversário de 56 anos da emissora Rádio Educativa do Paraná. As duas apresentações serão às 20 horas.

Compõem o repertório o Concerto para piano nº 2, de Sergei Rachmaninov; Estudo Transcedental nº 12 (Chasse-Neige), Anos de Peregrinação (Les Cloches de Genève e Orage), de Franz Liszt; Sinfonia em La menor, Op. 56 Escocesa, de Felix Mendelssohn.

Olga Kiun é descendente de uma tradicional família de músicos russos. Iniciou os estudos aos 6 anos, com sua mãe e sua avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Chisineu (Moldávia). Aos 9 anos fez seu primeiro recital solo e aos 12 realizou o primeiro concerto como solista de orquestra.

Hoje consagrada internacionalmente, a pianista possui um repertório que abrange desde compositores do século XVII até contemporâneos, com ênfase nos românticos. Atuou nos mais conceituados grupos musicais brasileiros. Em Curitiba esteve pela primeira vez em 1991 e criou raízes. Foi professora na Escola de Belas Artes do Paraná por quatro anos. Recentemente, lançou o seu primeiro CD, homenageando compositores russos e brasileiros, como Dmitri Shostakovich, Claudio Santoro e Mozart Camargo Guarnieri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário