quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O universo gráfico de Glauco Rodrigues na Caixa Cultural

A Caixa Cultural apresenta a exposição “O Universo Gráfico de Glauco Rodrigues”, uma retrospectiva abrangente da obra gráfica do artista gaúcho, um dos maiores pintores da arte brasileira contemporânea, que foi também mestre do desenho, gravador, ilustrador e cenógrafo. Esta é a primeira retrospectiva em homenagem ao artista, falecido em 2004 aos 75 anos. O período de visitação vai até dia 16 de outubro e a entrada é franca.

A mostra reúne mais de 100 obras originais, entre litografias, serigrafias e linoleogravuras, além de ilustrações para revistas, livros e discos, cobrindo um período de mais de 50 anos de produção artística. Todas as obras foram selecionadas do acervo do artista, atualmente sob custódia de sua viúva, Norma Estellita Pessôa, curadora adjunta da exposição.

“Foi um envolvimento total, de pura paixão. A curadoria é de um fã”, declara o curador, que se apaixonou pela obra de Glauco desde o primeiro contato. “Minha primeira obra foi uma serigrafia com linguagem de pop art muito forte, pois durante a ditadura a linguagem figurativa era a linguagem da crítica”, conta Cava.

A exposição de Curitiba (na rua Conselhiero Laurindo, 280) contará com todas as fases da produção gráfica do artista. As obras serão apresentadas em blocos: Clube de gravura de Bagé e Porto Alegre (anos 1950), fase Pop/Nova Figuração (anos 1960), fase tropicalista e antropofágica (de 1968 a 1977), Série Rio de Janeiro (1979), Série Gaúcha (1976) e uma série de litografias com conteúdo crítico e político. Em vitrines: capas de revistas, livros e discos.

Glauco Rodrigues foi um virtuose da linguagem gráfica. O artista utilizou e defendeu o recurso da reprodução gráfica, disciplina muito cultivada em sua carreira, para ampliar a capacidade de circulação de seu trabalho e assim democratizar sua arte. Uma obra de grande significação e importância cultural para a identidade brasileira, que opera sobre imagens símbolos de nossa nacionalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário