sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Oito compositoras da América Latina se encontram para concerto na Capela Santa Maria


Novas compositoras da América Latina se encontram neste sábado (24), na Capela Santa Maria, para palestras e concerto. O encontro reúne pela primeira vez oito compositoras experientes de diferentes estéticas que elaboraram obras exclusivamente para esse evento. As peças serão executadas no concerto às 19h e transmitido ao vivo pela Rádio UFPR. A entrada é gratuita.
O projeto Weaving Music for Radio, by Latin American Women Composers foi um dos oito projetos selecionados pelo Fundo Internacional para Cultura (Unesco, 2016). As músicas encomendadas serão apresentadas gradativamente, em uma série de quatro programas, cada qual com uma hora de duração. As compositoras prestigiadas fazem parte do concerto, Melissa Vargas, Georgina Canifru, Patricia Martinez, Natalia Solomonoff, Roseane Yamposlchi, Tania Rubio, Valeria Bonafé, Rafaele Andrade.
Com a finalidade de ampliar a divulgação das obras para rádio e promover o diálogo entre as compositoras e com o seu público, haverá discussões acerca da rádio arte durante a tarde, das 14h às 15h. Melissa Vargas abre a mesa de discussão com o tema ‘Imersão e difusão da música nova na rádio colombiana’, Valéria Bonafé explanará sobre a ‘Irradiação sonora, para ensemble e tape’ e ‘Un acercamento do legado artístico e ético da compositora Graciela Paraskevaídis’.
Estes programas serão transmitidos por MUSICAOS, um programa de rádio produzido em parceria entre a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal de Pelotas. O programa MUSICAOS vai ao ar em quatro emissoras educativas por AM, FM e respectivas web rádios.

Programação

14h Imersão e difusão da música nova na rádio colombiana" (Melissa Vargas) (ESP)
14h Irradiação sonora: o processo de criação de I-131, 150 µCi/g (2017), para ensemble e tape (Valéria Bonafé ) (PORT)
14:40 “Una manera de estar en el mundo”. Un acercamento do legado artístico e ético da compositora Graciela Paraskevaídis” (ESP)
15h Mesa Redonda: Processo da criação artística para radioarte
19h Concerto com Melissa Vargas, Georgina Canifru, Patricia Martinez, Natalia Solomonoff, Roseane Yamposlchi, Tania Rubio, Valeria Bonafé, Rafaele Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário