quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Secretaria de Estado da Cultura promove o Mês da Mulher em março


A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) promove pelo segundo ano consecutivo em março o Mês da Mulher, com atividades voltadas à valorização da mulher em diferentes contextos: na área acadêmica, artística, cultural, pessoal e profissional. Bate-papos, exposições, palestras e shows fazem parte da programação aberta ao público em vários espaços culturais da SEEC.
A força da mulher faz parte da história do Paraná, com suas trajetórias de lutas e conquistas, sempre em busca da igualdade. Nesse Mês da Mulher, nossa missão vai além do ato de homenageá-las – o objetivo é também promover o debate e provocar a reflexão visando uma cultura de valorização, respeito e reconhecimento pela participação das mulheres no desenvolvimento do nosso Estado”, comenta o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.
As atividades começam no dia 1º de março, às 18h30, com a abertura da exposição “Harmonia” (foto), no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). A mostra da fotógrafa Amanda Giulia Sartor reúne imagens que possuem relação com os estudos de alquimia e se propõem a estimular os sentidos e a imaginação dos visitantes por meio da representação dos quatro elementos principais: água, fogo, terra e ar. O período expositivo é até 1º de abril de 2018.
No dia 7 de março, às 18h, o Museu Alfredo Andersen (MAA) inaugura a exposição “Mulheres”, uma coletânea de retratos femininos pintados pelo artista norueguês Alfredo Andersen entre o final do século XIX e início do século XX.
No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a programação inicia às 9h30 com a palestra “A Vida de Maria Bueno”, no MAA. A pesquisadora Clarissa Grassi conta a trajetória da mulher considerada santa por muitos paranaenses e que também foi retratada por Alfredo Andersen. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail educativomuseualfredoandersen@gmail.com.
Às 19h30, no mesmo dia, o Museu Paranaense (MP) recebe cinco pesquisadoras para um bate-papo sobre a mulher no ambiente acadêmico. Na ocasião será lançado o SophiaData, uma database e central de conexão entre mulheres pesquisadoras.
Já a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) inicia a partir do dia 8 a veiculação do projeto “Agora é Que São Elas – 10 Poetas Paranaenses”. São 10 vídeos com leituras de textos de poetas paranaenses que serão reproduzidos no site e nas redes sociais da BPP. Atrizes vão interpretar poemas de 10 autoras que fazem parte da história literária do Estado.
No dia 9 de março abre a exposição “Personalidades: Mulheres Negras no Paraná” a partir das 17h no hall da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). A mostra homenageia 10 mulheres que contribuíram para o fortalecimento da imagem da mulher ativa e independente, enfrentando por muitas vezes o duplo preconceito: ser mulher e ser negra.
Também no dia 9, às 19h30, ocorre a mesa-redonda “Olhares: Mulheres e Suas Vivências”, no Museu Paranaense, com a participação de Heliana Hemeterio (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo), Josiane de Lima (Transgrupo Marcela Prado) e Carmen Costa (Grupo Liberdade Curitiba). A mediação fica por conta da professora Carla Morales (Dom da Terra AfroLGBTI).
Dia 21 de março, das 14h às 17h, o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) inicia o semestre temático “Universo Feminino”, com oficina da artista Elizabeth Titon para alunos do CJAP e MAA.
No mesmo dia, às 20h, tem show com a cantora Michele Mara no auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON). A apresentação conta com a participação de cantoras convidadas.
O Guairinha recebe no dia 22, às 19h, o lançamento do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, iniciativa da Defensoria Pública do Paraná para fortalecer o atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O evento conta com a participação da ativista Maria da Penha Maia Fernandes, líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, e com o show “Mulher de Lei” de Tião Simpatia, acompanhado pelo grupo Mestiça. A entrada é 1 kg de alimento ou um produto de higiene pessoal feminino.
Já no dia 25 de março, às 11h, o grupo Nova Era Kotekitai - Curitiba, uma banda musical feminina que possui o objetivo de transmitir a paz e a esperança por meio das músicas, realiza uma apresentação no jardim do Museu Paranaense.
E para encerrar o Mês da Mulher a exposição “As Histórias das Mulheres a Partir do Acervo do Museu Paranaense” será inaugurada no térreo do MP no dia 28 de março às 17h. A mostra apresenta o resultado de um ano de pesquisa no acervo da instituição por meio de um projeto de extensão intitulado Cultura Material e Gênero da Universidade Federal do Paraná e também do grupo de trabalho do Museu Paranaense nomeado Modos de Vestir.
O Mês da Mulher integra o programa “DiversidArte”, da SEEC, que tem por objetivo incentivar e promover ações afirmativas e inclusivas, contribuindo para o fim de todo tipo de discriminação.
Programação detalhada em www.cultura.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário