sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Portão Cultural recebe shows e oficina de ritmos tradicionais brasileiros


O grupo Paranambuco realiza neste fim de semana, de 23 a 25/2, no Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural, o projeto Orun Ayê, com oficina seguida de pocket show, além de shows do Paranambuco com participações especiais. A programação pretende aproximar o público curitibano de ritmos tradicionais brasileiros. A entrada é gratuita.
Criado em 2010, o Paranambuco é formado pelo pernambucano Matheus Braga, os paranaenses Jô Nunes e Bruno Klammer, o mineiro Fred Pedrosa e o catarinense José Navarro. O trabalho autoral surgiu a partir do estudo da musicalidade tradicional brasileira, sendo parte dele dedicada aos Orixás cultuados na Umbanda.
Toda manifestação cultural tem o objetivo de fazer permanecer uma história. Então, ao reunir e apresentar diferentes regionalidades, nossa intenção é fortalecer a identidade do Brasil. Por meio de ritmos brincantes e da interação com a plateia, queremos propor que a diversidade do nosso país seja valorizada”, conta Matheus.

Programação - A minitemporada começa na sexta-feira, dia 23 de fevereiro, às 14h, com a oficina Brincando Coco e um pocket show. Os participantes terão contato com a história do coco, além de aprender a tocar alguns instrumentos e fazer uma roda de dança. Com duração de 1h30, a oficina é aberta a pessoas de todas as idades e não requer inscrição prévia.
No sábado, dia 24, o show será às 20h e, no domingo, dia 25, às 19h. O grupo traz o repertório do álbum Orun Ayê, com ritmos como baião, coco, samba, maracatu e xote, além de ijexá, toruá, barravento, puxada de rede e jongo. As apresentações também terão a presença do rabequeiro e percussionista Carlos Ferraz, uma das principais referências da cultura popular e da capoeira Angola em Curitiba.
Carlos já integrou o grupo Mundaréu e atuou no espetáculo Rosa Armorial. O artista fez turnês pela Europa com o grupo Forró de Rabeca e fundou a Orquestra de Berimbaus, do grupo Capoeira Angola Resistência e Arte. Também criou o primeiro Festival de Forró de Curitiba e executou o trabalho autoral Carlinhos Ferraz e Forró de Rabeca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário