sexta-feira, 13 de abril de 2018

Curitiba recebe mostra de cinema “marginal”, também realizada na Suíça


Entre os dias 13 e 15 de abril de 2018, a Cinemateca de Curitiba receberá a primeira edição do “Cine Brasil Marginal”. O evento foi criado na Suíca, onde fez sua segunda edição esse ano com o apoio da Universidade de Zurique. O objetivo é mostrar o cinema brasileiro feito por artistas de movimentos sociais e que defendem os direitos humanos.
Em Curitiba, serão três dias de programação com a exibição de cinco longa-metragens, uma sessão de curtas além de encontros com debates críticos e exposição de fotos e vídeo-arte. “A programação aborda temas e personagens que estão às margens da sociedade, na busca pela valorização de um debate mais honesto e profundo”, diz Thaís Aguiar, uma das idealizadoras do evento.
Entre as temáticas trazidas ao público está a questão dos refugiados recém-chegados ao Brasil; a falta de moradias para a população; a política diante do avanço do fundamentalismo religioso; a transexualidade; a população indígena e os povos tradicionais; a relação entre Brasil e África; entre outros. Também haverá uma mesa redonda com o tema “Sociedade e Empatia”.

O Brasil para o mundo - Nos últimos anos o Brasil esteve com frequência nas manchetes e discussões no mundo todo. Seja pelas transformações sociais ou movimentações populares e políticas, o país virou pauta acompanhada com interesse em outros países. Para esclarecer as mudanças pelas quais o país passa, o evento levou essas questões através dessa mostra para a Suíça no ano passado.
Esse ano fez sua segunda edição em Zurique com uma média de 300 pessoas por dia. E estende a programação também para o Brasil, sendo Curitiba a cidade que sediará a primeira edição brasileira da mostra. O evento foi idealizado pelo Coletivo Taoca, composto por produtores e artistas brasileiros, suíços e holandeses. Taoca em tupi-guarani significa uma variedade de formigas. O coletivo promove iniciativas criativas e socialmente justas e propõe um pensamento político crítico abrindo espaço para a discussão.
A programação completa para os três dias do evento está disponível no site www.taoca.info e nas redes sociais @cinebrasilmarginal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário