segunda-feira, 2 de abril de 2018

Livro traz uma retrospectiva dos 161 anos da Biblioteca Pública


A Biblioteca Pública do Paraná lança nesta quarta-feira (4) o "Livro Aberto: Uma História da Biblioteca Pública do Paraná", do jornalista e escritor Nilson Monteiro. O evento faz parte das comemorações dos 161 anos da Biblioteca e acontece no Hall Térreo, a partir das 18h30. A entrada é franca.
Publicado pelo selo Biblioteca Paraná, o livro apresenta um panorama dos 161 anos da BPP, uma das instituições mais antigas do Estado, fundada em 7 de março de 1857, quatro anos após a Emancipação Política do Paraná, em 1853.
Elaborada com alguns recursos de ficção, mas principalmente a partir de ampla pesquisa, a obra traz em 216 páginas informações sobre as 13 sedes da BPP, seus 41 diretores e mostra a relação da comunidade com o espaço de 8,5 mil metros quadrados que reúne mais de 700 mil itens, entre livros, documentos, revistas, jornais, selos, cartas e títulos raros.
A Biblioteca é um universo e, mais que isso, desde seu início viabilizou o contato das pessoas com o mundo por meio de um acervo riquíssimo. Nos últimos anos, consolidou-se como um centro cultural, em que há espaço para todas as formas de expressão artística. A BPP é viva, vivíssima”, diz Nilson Monteiro, jornalista há 47 anos e autor, entre outros livros, de "Simples" (1984, poemas) e "Mugido de Trem" (2013, romance).
"Livro Aberto: Uma História da Biblioteca Pública do Paraná" é ilustrado com fotos que, por si mesmas, também proporcionam uma percepção da trajetória da Biblioteca, desde seu início até 2018, momento em que mais de 30 projetos estimulam a leitura e aproximam a população da BPP.
Rogério Pereira, diretor da BPP, afirma que "Livro Aberto é um título que transcende a história da instituição que acaba de completar 161 anos. “É uma obra sobre uma biblioteca, mas também a respeito do Paraná, do Brasil, do mundo e, portanto, de todos nós”, diz Pereira, desde 2011 à frente da Biblioteca Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário