quarta-feira, 20 de maio de 2020

Jornal discute participação de escritores nos grandes debates


A participação dos escritores brasileiros no debate público dos temas atuais é o assunto de capa da nova edição do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná. "Troque Seu Colunista por um Bom Romancista", diz o título da reportagem assinada pelo jornalista Luiz Rebinski, que analisa desde a atuação dos autores na imprensa até as discussões surgidas nos "textões" postados nas redes socais.
O material é pontuado por depoimentos e opiniões de nomes como Milton Hatoum, Ana Maria Machado, Veronica Stigger e José Castello, entre outros.
O Cândido 105 também traz dois textos produzidos sob o impacto da pandemia do coronavírus. Na coluna Pensata, o poeta, tradutor e professor universitário Guilherme Gontijo Flores trata da importância das artes em um momento de grandes mudanças.
E o jornalista Roberto Muggiati apresenta um ensaio sobre como doenças de grande propagação influenciaram a literatura ao longo dos séculos.
A edição ainda homenageia os escritores Rubem Fonseca e Luiz Alfredo Garcia-Roza, que morreram na semana passada. O jornalista Alexandre Gaioto relata seus encontros com Fonseca no Rio de Janeiro - uma amizade que começou com uma abordagem inusitada numa esquina do Leblon -, enquanto Garcia-Roza tem sua trajetória revisitada pela equipe do jornal.
Outros destaques do Cândido de abril: entrevista com o escritor Julián Fuks (concedida ao jornalista Christian Schwartz), dicas de Edyr Augusto no espaço De Escritor para Escritor, poemas de Marina Colasanti e Natasha Tinet, conto de André Cúnico Volpato, quadrinhos de Denny Chang e fotos de Paulo Henrique Madalena na seção Cliques em Curitiba. Todas as ilustrações da edição são de Ricardo Humberto.

SERVIÇO - Em razão do fechamento temporário da Biblioteca Pública do Paraná (que segue orientação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus), a distribuição de exemplares impressos do Cândido está suspensa até o retorno das atividades da instituição. O jornal pode ser lido em seu novo site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário