Desde
março, quando foram detectados os primeiros casos de covid-19 em Curitiba,
obrigando a adoção de medidas de prevenção e distanciamento social, a
Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba desenvolvem ações para minimizar
os efeitos da suspensão das atividades e fechamento dos espaços culturais junto
aos artistas e ao público. Foram realizados vários projetos emergenciais para
apoiar economicamente a classe artística e os trabalhadores do setor, e também
para manter a cultura em funcionamento na cidade.
Uma
das principais medidas foi o lançamento de um edital emergencial para seleção
de conteúdos audiovisuais e divulgação nas redes sociais da FCC. Artistas de
todos os segmentos e linguagens puderam se inscrever, enviando vídeos de seus
trabalhos. Foi um edital abrangente, que atendeu, além dos artistas, os
técnicos da área da cultura, como produtores, iluminadores, técnicos de som,
cenotécnicos, cenógrafos, maquiadores, figurinistas e roadies.
A
Prefeitura destinou R$ 450 mil para esse edital que beneficia 300 projetos
culturais. Cada artista, neste caso, receberá o valor de R$ 1.500,00. O edital
está em fase análise de recursos e em breve terá o seu resultado final
publicado no Diário Oficial.
“O setor
cultural é uma das áreas que mais sofre com as medidas de distanciamento
social. Sabemos que será uma das últimas a retomar suas atividades. Esse edital
foi uma das estratégias encontradas para minimizar os impactos junto aos
trabalhadores do setor. Continuamos buscando alternativas que contribuam com os
profissionais da cultura no enfrentamento desse grave momento de pandemia”,
disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro,
anunciando o lançamento, em breve, de um segundo edital emergencial.
De
acordo com Ana Cristina, o novo edital será elaborado em conjunto com a classe
artística. “O primeiro teve suas
inscrições abertas um mês depois da decretação da situação de emergência em
saúde pública, dado o caráter de urgência que a situação exigia. Agora queremos
ouvir os artistas para estruturar esse segundo edital, cujo valor deve ficar em
torno de R$ 420 mil”, adiantou.
MOBILIZAÇÃO - A Fundação Cultural de Curitiba
também está mobilizada para a aprovação do substitutivo do projeto de lei
1075/20, que destina ajuda de R$ 3 bilhões ao setor cultural durante a crise
causada pelo coronavírus. O projeto garante recursos para renda mensal aos
trabalhadores da cultura, subsídios para manutenção de espaços artísticos
independentes, e para instrumentos de apoio, como editais, prêmios, chamadas
públicas, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural.
A
presidente da FCC manteve reuniões constantes com outras instituições e fóruns
de cultura de todo o país. Na condição de presidente do Conselho Municipal de
Cultura de Curitiba, enviou à Câmara Federal, em nome dos conselheiros
municipais, uma carta de apoio ao projeto (leia a íntegra).
O
prefeito Rafael Greca encaminhou ofício no mesmo sentido ao presidente da
Câmara dos Deputados Rodrigo Maia.
“Considerando a urgência de amenizar os
impactos, evitar demissões e impedir a falência absoluta do setor cultural,
manifestamos o apoio de Curitiba à concessão de benefícios emergenciais aos
seus trabalhadores, certos de que Vossa Excelência e a Câmara dos Deputados
serão solidários à justa proposta”, diz trecho do ofício. O projeto foi
aprovado na última segunda-feira (25) e agora segue para o Senado.
PÚBLICO - Além da questão econômica e a
necessidade de buscar alternativas para a subsistência dos trabalhadores da
cultura, a Fundação Cultural de Curitiba se preocupou em garantir a oferta de
bens culturais à população durante o período de isolamento social. Para isso,
criou o programa FCC Digital, que adaptou a Fundação Cultural de Curitiba a uma
nova realidade. Atividades culturais de todas as linguagens artísticas e de
patrimônio cultural passaram a ser ofertadas por meio das plataformas digitais.
“A Fundação Cultural de Curitiba está
trabalhando para que as atividades culturais não sejam interrompidas, mesmo que
de forma virtual, permitindo que a população tenha acesso aos serviços, bem
como os artistas continuem produzindo e divulgando sua arte”, destacou Ana
Cristina.
As
principais novidades foram os concertos inéditos da Camerata Antiqua de
Curitiba e dos grupos do Conservatório de Música Popular Brasileira
transmitidos pela internet; o projeto multimídia Passeio em Casa, que mantém o
Cine Passeio conectado com o público em salas de cinema virtuais, podcasts e
masterclasses on-line; o Studio Virtual da Casa Hoffmann – Centro de Estudos do
Movimento, que lançou um site e dois cursos de dança on-line, também inéditos;
e mais recentemente o aplicativo do programa Curitiba Lê, que pode ser acessado
pelo Curitiba App com a opção de mais de 200 títulos da literatura local,
brasileira e universal.
O
Conservatório de Música Popular Brasileira, a Gibiteca de Curitiba e os núcleos
regionais da Fundação Cultural, que oferecem inúmeros cursos presenciais a cada
semestre, estão com aulas pela internet, garantindo que os alunos recebam
conteúdos e deem prosseguimento à sua formação. No Conservatório de MPB, as
aulas teóricas, de instrumentos e de canto são realizadas via grupos on-line.
Da mesma forma, professores estão ensinando técnicas de desenho e história em
quadrinhos a alunos da Gibiteca.
REGIONAIS - Nas regionais, vídeos, tutoriais e
aulas transmitidas pela internet mantêm os alunos conectados às técnicas e
aprendizados de aulas de música, teatro, dança, pintura, desenho, entre outros
cursos. O Clube de Xadrez Erbo Stenzel também já se adaptou e tem realizado
torneios pela internet.
Na
área de patrimônio cultural, a FCC Digital abriu a sua plataforma no sistema
Pergamum, permitindo a consulta on-line do acervo histórico e artístico do
município. O sistema dá acesso, por exemplo, à visualização das obras
existentes no Museu da Gravura, Museu da Fotografia, Museu Metropolitano de
Arte – MuMA e Museu de Arte Sacra – MASAC, e das imagens e documentos do acervo
histórico da Casa da Memória. Foram ainda disponibilizadas virtualmente as
exposições “Curitiba Tempo e Memória” e “Presença Negra em Curitiba”.
Mediadores
das Casas da Leitura estão divulgando vídeos em que comentam sobre obras e
autores, assim como faziam em rodas de leitura e contações de histórias que
aconteciam enquanto as unidades estavam abertas ao público.
Muitas
outras iniciativas estão sendo implementadas e divulgadas nas redes sociais da
Fundação Cultural. “Nesse momento de
isolamento social, é necessário usar a criatividade e encontrar alternativas
que possibilitem o acesso aos conteúdos culturais, seja por meio da música, da
dança, das artes visuais, enfim, trazendo um pouco de leveza nesses dias tão
difíceis em decorrência da pandemia”, ressalta a presidente da FCC.
Confira
todas as atrações pela página da FCC no Facebook e no site da Fundação Cultural
de Curitiba: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba/
e www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
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