quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ferreira Goulart recebe maior prêmio da literatura portuguesa

O poeta maranhense Ferreira Gullar venceu a edição deste ano do Prêmio Camões, o mais importante prêmio para a literatura de língua portuguesa. Numa reunião realizada no início da semana em Lisboa, o júri do prêmio – composto pelos portugueses Helena Buescu e José Carlos Seabra Pereira, pelo moçambicano Luís Carlos Patraquim, por Inocência Mata, de São Tomé e Príncipe, e pelos brasileiros Antônio Carlos Secchim e Edla Van Steen decidiu atribuir o prêmio ao autor de Poema Sujo.

Junto com o prêmio, atribuído conjuntamente por Portugal e pelo Brasil, Ferreira Gullar – nome artístico de José Ribamar Ferreira – vai receber 100 mil euros.

"Ele tem um estilo moderno, muito ágil, é um poeta de um grande vigor, com originalidade", justifica Edla, falando à BBC Brasil.

Para Sechim, o prêmio a Ferreira Gullar vem dar maior peso ao prêmio Camões. "De um lado Ferreira Gullar é honrado com o prêmio e, de outro, ele o honra devido a sua estatura de poeta consensualmente considerado um dos mais importantes, senão o mais importante poeta vivo, pela multiplicidade de aspectos da sua obra e pela sua postura ética e política".

Nenhum comentário:

Postar um comentário