quarta-feira, 23 de junho de 2010

A Rainha do Papel de Bala

A Arte Recicla a Arte é o tema da nova exposição de Efigênia Ramos Rolim, a Rainha do Papel de Bala, que está na Sala do Artista Popular (R. Saldanha Marinho, s/nº - anexo a Secretaria de Cultura), espaço da Secretaria de Cultura. Pela primeira vez, a artista vai expor seu trabalho ao lado das três filhas: Pérpetua, Terezinha e Maria do Rosário. Uma família reunida pela criatividade oriunda da reciclagem. No local serão apresentadas 50 peças que têm como tema a Copa do Mundo. São bolas, chuteiras taças, instrumentos e animais africanos, como a girafa, o elefante, a zebra, o leão, além de figurinos no melhor estilo Brasil e África. A mostra permanece até o dia 26 de setembro e a entrada é gratuita.

A artista popular Efigênia Rolim conta que todos os materiais utilizados na confecção dos seus trabalhos são reciclados. Entre eles, garrafas PET, sacolas de plástico, retalhos, fitas, tecidos, sementes, caixas de leite, de pizza e mais “tudo que der para reciclar”, comenta. Ela adianta que vai preparar especialmente para a mostra um figurino todo com o alumínio das caixas de leite, que será exibido ao lado de outros com o tema Brasil e África.

Efigênia Rolim - É artesã, contadora de histórias, poeta, assobiadora e performer. Começou a mexer com arte em 1990, inicialmente com poesia. No ano seguinte, passou a usar papel de bala como material artístico, ficando conhecida como a Rainha do Papel de Bala. As 79 anos e ainda na ativa, Dona Efigênia afirma que nasceu com essa vocação. Se diz portadora de um espírito audacioso, que quer sempre o novo. “Mudo muito, sempre para criar. E criar melhor”. Já fez inúmeras exposições e participou de eventos em cidades do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário