quarta-feira, 23 de junho de 2010

Vivaldi e Mozart juntos em concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba

A Orquestra de Câmara de Curitiba, grupo musical mantido pela Prefeitura Municipal, é a atração deste fim de semana, com um concerto que une composições de Antonio Vivaldi e Wolfgang Amadeus Mozart. Tendo como convidado o maestro e violinista Emmanuele Baldini e com a participação da soprano Marília Vargas, as apresentações acontecem na sexta-feira (25), às 20h, e no sábado (26), às 18h30, na Capela Santa Maria. O espetáculo integra a temporada 2010 patrocinada pela Volvo.

A presença de músicos convidados é fator importante para o fortalecimento da carreira própria desenvolvida pela Orquestra de Câmara de Curitiba, parte instrumental da Camerata Antiqua de Curitiba. E o convite ao regente Emmanuele Baldini é exemplo dessa afirmação, quando o grupo atua sob a regência de um nome reconhecido internacionalmente. Nascido em Trieste, na Itália, e atualmente vivendo no Brasil, Baldini atuou em importantes grupos musicais europeus. Sobre seu desempenho como violinista, o célebre maestro italiano Claudio Abbado escreveu: “Fiquei impressionado com sua qualidade musical e com tamanha habilidade técnica”.

A Orquestra de Câmara de Curitiba também recebe, nesta ocasião, a soprano Marília Vargas, que tem divulgado a música brasileira no exterior com festejadas apresentações, entre elas a realizada ao lado de Antonio Meneses no concerto de abertura do Ano Brasil – França, em 2005. Formada em canto barroco na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça), em 2001, Marília ostenta várias premiações, tanto no Brasil como no exterior, tendo se apresentado como solista de diversas orquestras.

A união de Emmanuele Baldini e Marília Vargas à Orquestra de Câmara de Curitiba garante um espetáculo inesquecível. “Com esses elementos foi possível chegar a este bonito programa, com releituras de obras conhecidas”, destaca o diretor artístico da Orquestra de Câmara, Wagner Polistchuk. No repertório estão Serenata em Sol Maior e Adágio para Violino e Orquestra, de Mozart, ao lado dos Motetos para Soprano em Lá Maior, Mi Maior e Dó Menor, de Vivaldi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário