quarta-feira, 28 de julho de 2010

Museu da Imagem e do Som mostra a história da televisão no Paraná

O Museu de Imagem e do Som (MIS) promove a mostra “50 Anos no Ar - A Trajetória da TV no Paraná”, no Átrio da Secretaria de Estado da Cultura (Ébano Pereira, 240), até dia 15 de outubro. Durante a mostra, serão exibidos comerciais paranaenses das décadas de 60, 70 e 80, além de imagens de telejornalismo da TV Iguaçu. Os visitantes poderão conhecer equipamentos usados nos estúdios de gravação, aparelhos de televisão da época e fotografias das inaugurações dos primeiros canais de televisão paranaenses.

A mostra comemora antecipadamente os 50 anos de inauguração do Canal 12, hoje TV Paranaense, em 28 de outubro de 1960, o primeiro canal de televisão do estado. “Seguindo, a princípio, a estrutura narrativa do rádio para, aos poucos, assumir linguagem própria, a televisão no Paraná desempenhou grande papel na tensão criativa da identidade local, a partir da maior e mais rápida conexão com o mundo. Ao reunir fragmentos materiais e performáticos, o Museu da Imagem e do Som busca mostrar um pouco desta história”, afirma a diretora do MIS, Stefanie Freiberge.

A Galeria de Arte Zilda Fraletti convidou os fotógrafos Orlando Azevedo, Vilma Slomp, Nego Miranda, Marcelo Dallegrave e Pedro Nossol para deem a sua visão autoral às cinco décadas da televisão no Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário