sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Escultura de bicicleta gigante vira nova atração do Parque Barigui

O Parque Barigui ganhou nesta quinta-feira (12), uma nova atração: uma escultura de bicicleta gigante, que foi colocada perto do bicicletário localizado ao lado da avenida Cândido Hartmann.
A obra do artista plástico César Ferreira foi transferida da sede da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico, para o parque, onde ficará mais próxima de ciclistas, pedestres e turistas, além de continuar sendo símbolo de incentivo a este tipo de modal.
A escultura - de 4,2 metros de comprimento por 2,7 metros de altura - é feita em metal e aço de chapas industriais, confeccionada com 50% de material reciclável pelo artista plástico César Ferreira, morador de Cascavel. Agora ela ficará em frente ao Museu do Automóvel e ao lado do contêiner onde há locação de bicicletas no parque.
O Barigui foi escolhido por ser um local onde há grande concentração de moradores da capital e também de turistas, sendo ponto tradicional para prática de exercícios e de visitação.
Outro fator que levou em conta a mudança foi a proximidade com a avenida Cândido Hartmann, por onde circula grande quantidade de veículos.
A presença da bicicleta gigante simboliza e estimula o cicloativismo. Edson Ferreira, o professor Nescau, é cicloativista e líder uma equipe chamada GS Ciclismo. “Eu acho interessante [a instalação da escultura], porque além de o Parque Barigui ser uma referência na cidade e para turistas é um núcleo para os praticantes de atividade física. Muito atletas amadores e profissionais costumam passar por ali em seus treinos”, afirma.
Professor Nescau tem mais de 25 anos em educação física com especialização em desenvolvimento esportivo pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Ele afirma que pedalar é uma ótima alternativa para quem está acima do peso por não gerar impacto para as articulações. “A instalação da escultura é um símbolo e um incentivo para os interessados no ciclismo”.
A GS Ciclismo também conta com uma equipe de paraciclistas, tendo formados dois campeões brasileiros recentemente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário