terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Selma Baptista leva choro paranaense ao território do jazz

Nesta quarta-feira, 18, a cantora Selma Baptista leva ao palco do Dizzy Café Concerto o show do seu primeiro CD, “Choro Encantado”, mostrado há um mês no Teatro da Caixa. O espetáculo prossegue com sessões nesta quinta e nas próximas quarta e quinta-feira, 25 e 26, sempre no horário das 21 horas. É uma oportunidade para quem deixou de ver a estreia no teatro, ou quer repetir a dose no Dizzy.
Muda-se o endereço, mas a montagem é a mesma com as participações de Vicente Ribeiro (direção musical e cavaquinho), Daniel Migliavacca (bandolim), Zélia Brandão (Flauta), Vinicius Chamorro (violão de 7 cordas e Iê dos Santos (pandeiro). A novidade nesta temporada é a inclusão no roteiro de uma música que não foi mostrada no teatro: “Dizzy”, de Ivan Graciano e Gerson Bientinez, com letra de Paulo Vitola. A composição homenageia o bar, apresentado como cenário de um caso de amor.
Uma das intérpretes referenciais da cidade, Selma Baptista chegou ao seu primeiro CD depois de algumas décadas cantando na noite e nos estúdios de gravação, participando dos discos de músicos da cidade. A generosidade teve como retorno o reconhecimento não só da plateia como da classe artística. Ter na carreira o registro musical representou uma importância que ainda não tinha avaliado. Escreveu a artista que, com “Choro Encantado”, ela deixou de ser “apenas uma cantora” para se tornar uma “figura intervalar, plena de significados múltiplos”. O projeto diferenciado incluía vários compositores, arranjadores “e muitos, muitos instrumentistas, como se, num encontro musical, se pudesse buscar esta polifonia, estas ‘vozes’ de todos pertencentes à comunidade de chorões”.
O disco “Choro Encantado”, produzido por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo da Caixa Econômica Federal, reúne composições de músicos residentes em Curitiba, das décadas de 1970 e 80 até a produção recente. O resultado é um passeio de sons e canções pela Curitiba que tem uma tradição pelo choro desde a primeira parte do século passado.

O Dizzy Café Concerto está situado na rua Treze de Maio 894 e os ingressos para a apresentação de Selma Baptista custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia). Mais informações: 3257-5060.

Nenhum comentário:

Postar um comentário