segunda-feira, 10 de abril de 2017

Livro resgata história e mostra os desafios da indústria têxtil

O que Santa Catarina tem a ver com a roupa que você veste? Mostrar a resposta dessa pergunta é a principal missão da obra “Arte e técnica do vestuário em Santa Catarina”. O livro mostra a moda para além do senso comum: revela a ligação entre artesãos, empreendedores e toda a cadeia produtiva. A obra traz um rico aprofundamento histórico e emerge em um dos maiores produtores têxteis da América Latina: o Vale do Itajaí.
O lançamento será nesta terça-feira, dia 11, no Centro Europeu (Rua Benjamin Lins, 999, Batel), em Curitiba. Na publicação, o leitor é conhecerá a história de um segmento que há 130 anos faz de Santa Catarina o terceiro maior polo produtor e exportador da cadeia têxtil brasileira. A vocação e o dinamismo desta indústria fazem do Brasil um dos poucos países do mundo com ciclo completo da cadeia produtiva.
Essa relação do fio a roupa pronta foi retratada na obra escrita por Astrid Façanha. A autora, que é jornalista e acompanha por anos o desenvolvimento da moda nacional, se aprofundou no processo antecessor ao varejo. Ela promete surpresas ao leitor, assim como ela teve. “Descobri um polo produtor que inspirou uma nova forma de vestir, por meio da casualização, conforto, urbanidade e informações. E ainda traz uma bagagem histórica dos imigrantes que criaram esse setor”, destaca.
Com dinamismo, dados, recursos fotográficos e ilustrações documentais, o livro traz à tona, em três capítulos, a relevância artística, cultural e social dessa indústria que mudou comportamento, valores e a economia do país. Desenvolvido pela The Way, o projeto foi coordenado pela jornalista Heloisa Garrett e é o início de um trabalho que vai percorrer todo o Brasil mostrando a força e as peculiaridades desta indústria. 

Produção e distribuição - A tiragem é de dois mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente. Destes, 1,6 mil livros serão destinados a escolas públicas, bibliotecas, universidades, museus e centros culturais. Também haverá versões em audiolivro, garantindo a acessibilidade, e online, por meio de um link para download gratuito no site do projeto.
Outro diferencial é o fato de este ser o primeiro projeto cultural editorial que usa Inteligência Artificial para promover o conteúdo. Por meio da tecnologia Watson, da IBM, os temas abordados serão promovidos com internautas, que vão poder se conectar de uma maneira singular através de respostas inteligentes e instantâneas. A tecnologia estará disponível a partir do lançamento.
O “Arte do Vestuário” foi viabilizado via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com investimento do grupo Rovitex, empresa catarinense que comemora 30 anos de fundação. Outro apoio importante no projeto é da Lectra, empresa francesa que é líder mundial em soluções de software para a indústria têxtil.

Mais informações: www.artedovestuario.com.br.

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