terça-feira, 25 de abril de 2017

Tutti Frutti celebra 42 anos de "Fruto Proibido" no John Bull

A banda Tutti Frutti sobe ao palco do John Bull nesse sábado, dia 29 de abril, para comemorar o 42º aniversário do disco “Fruto Proibido”. Para celebrar essa data histórica, a banda toca na íntegra o disco mais premiado de sua carreira.
No show, pode-se viajar nos ácidos anos 70 e curtir grandes sucessos de “Rita Lee & Tutti Frutti” ao som da guitarra do lendário Luiz Carlini e grandes músicos.
Mais importante é que, passados esses 42 anos, as músicas de desse álbum continuam com a energia despertada nos anos 70.  A relevância histórica do “Fruto Proibido” pode ser conferida na quantidade de artistas que gravam e cantam em seus shows as músicas desse disco. Para citar algumas: “Agora Só Falta Você” (Pity, Caetano Veloso, Maria Rita, Zizi Possi, Paulo Ricardo, Nando Reis, Frejat, entre outros), “Cartão Postal” (Marisa Monte), “Ovelha Negra” (Pato Fu, Kid Abelha e Gilberto Gil), “Luz Del Fuego” (Cassia Eller), “Pirataria” (Zelia Duncan) entre outros.
Luiz Carlini chegou a ser roadie dos Mutantes nos anos 60 e no início dos anos 70, foi contratado pela TV Bandeirantes, para produzir o Band 13, programa musical semanal com bandas ao vivo e entrevistas. Ele contratava, produzia, apresentava, carregava equipamentos, regulava o som, enfim, fazia de tudo. Totalmente autodidata, aprendeu quase tudo o que toca em 3 anos de noites lisérgicas, tirando delas toda a essência de seu estilo único.
Montou o Tutti Frutti em julho de 1973 para trabalhar com Rita Lee que já era amiga dos músicos e havia deixado os Mutantes. Foram 5 anos de trabalho, um compacto duplo, dois compactos simples, várias músicas em novelas da Globo, vários hits nas rádios, tours pelo Brasil e os 5 álbuns feitos em conjunto: “Atrás do Porto Tem Uma Cidade” (1974), “Fruto Proibido” (1975), “Entradas e Bandeiras” (1976, quando foi eleito guitarrista do ano pelas revistas POP e Rolling Stone), “Babilônia” (1978) e Refestança (1978, com Gilberto Gil). Em 1978, Luiz Carlini separa-se do projeto e monta o Tutti Frutti com outros músicos da cena roqueira da época, com Simbas no vocal, o que resultou no álbum “Você Sabe Qual o Melhor Remédio", dois compactos e uma década de shows, virando banda cult e lotando boates e clubes como o Victoria Pub em São Paulo.
No final dos anos 80, Carlini toca com artistas como Guilherme Arantes, Erasmo Carlos, volta a gravar com Rita Lee e começa a produzir discos para artistas como Supla, Tibeth, trilha para peça teatral “Splish Splash”, de Alexandre Frota, grava dois especiais com Roberto Carlos para a Globo, participa do Rock in Rio II e de duas edições do Hollywood Rock, integra a Envergadura Moral, de Marcelo Nova, com quem grava o “Sessão Sem Fim” (1993) e posteriormente “Plugado” (1995) e “Quem é Você” (1996) com o Camisa de Vênus.
Carlini participa então dos discos do Golpe do Estado, Nasi e os Irmãos do Blues, Made in Brasil e o disco de Paula Toller. Toca com Titãs, Midnight Blues Band, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Carlinhos Brown, André Christovam, Eric Burdon, Armandinho e Sergio Dias.
Em 1998 Carlini prepara os lançamentos de novos CDs de já renomadas bandas do Sul:  Dazaranha(SC) e Bartenders (PR). Carlini segue tocando há 36 anos nas noites paulistanas e participando de diversos shows, como de Pepeu Gomes, Wanderléa, Barão Vermelho e Golpe de Estado.
Em 2010, abre o show de Johnny Winter no Canecão (RJ). Em 2012, participa de um dos mais intensos DVDs de rock do Lobão “Lindo, Sexy & Brutal”. Em 2013, comemora sua participação na conquista do Prêmio Multishow de Guilherme Arantes com o prêmio “Melhor Disco” - “Condição Humana”. Comemora sua participação na conquista do o Grammy Latino de Erasmo Carlos com o prêmio de “Melhor Disco De Rock” – “Gigante Gentil”. Participa do projeto “Brasil Guitarras”- o maior encontro de grandes guitarristas do Brasil em Minas Gerais (2015) e Bahia (2017).
Em 2015 participou do Lollapalooza e do DVD “Baú do Raul – 25 anos”. No ano seguinte participa da gravação do DVD de Dulce Quental. Em 2016 participa da abertura do show dos Rolling Stones no Maracanã com a banda “Ultraje A Rigor” e abre uma corrida da Stockcar com o Hino Nacional na voz de sua guitarra.  Além disso, continua esbanjando talento em plena atividade com as bandas “Tutti Frutti”, “Carlini & Friends” e “Os 3 Guitarristas”, além de ser guitarrista da banda de Guilherme Arantes entre outras diversas participações em shows, gravações e produções musicais. Estas vitórias dão status ao Rock e a Carlini, cuja trajetória desta celebridade da música brasileira, é a própria história do Rock Nacional.

O John Bull Pub está situado na rua Mateus Leme, 2204 e os ingressos já à venda no local ou pelo https://sympla.com.br/banda-tutti-frutti-em-curitiba__134795. Mais informações: 3252-0706. As bandas Doberrot e Gregos e Troianos fazem o show de abertura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário