sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Mercado de Orgânicos celebra oito anos com exposição, aula-show e bolo

O administrador de empresas Leonardo Gotti, 44 anos, lembra como se fosse hoje da primeira compra que fez no setor de orgânicos do Mercado Municipal. Ele conheceu o espaço, primeiro do gênero no País, logo em seguida à abertura, em 2009. “Sempre venho ao Mercado de Orgânicos, as frutas, verduras e carnes daqui não podem faltar lá em casa”, conta Leonardo. Neste domingo (12), ele terá um motivo especial para voltar ao local: o Mercado de Orgânicos completa oito anos de funcionamento.
Para festejar a data, a Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura e a Associação de Permissionários Estabelecidos no Mercado Municipal (Ascesme) vão promover, de quarta (15) a sexta-feira (17), a Semana do Setor Mercado de Orgânicos – Aniversário de 8 anos. Nos três dias, das 9 às 17 horas, estão programadas aulas-show e uma exposição com os produtos comercializados nos boxes e bancas.
Entre os chefs, nutricionistas e celebridades que darão dicas nas aulas-show está a curitibana Pati Bianco, do blog Fru-Fruta, com 600 mil seguidores no Instagram. A designer tornou-se febre nas redes sociais por ser alérgica a ovo e a leite e dividir descobertas do mundo da culinária saudável. As aulas-show vão ocorrer às 13 horas.
Na quarta-feira (15), também será oferecido um bolo de oito quilos para o público e, no dia 17, às 15 horas, será feito o sorteio de uma cesta de produtos orgânicos entre todos os visitantes do evento que se cadastrarem. A programação é gratuita e não precisa de inscrição.

Estrutura - Nos 22 boxes e bancas, a ampla oferta de produtos livres de agrotóxicos e aditivos químicos é o diferencial que atrai cerca de mil pessoas por dia. Quem percorre o espaço, de 1,2 mil metros quadrados, pode levar para casa uma variedade de hortifrutigranjeiros, cereais, especiarias, carnes, roupas e até cosméticos, além de saborear os cardápios de um restaurante, um café e uma lanchonete.
O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi, recorda que, há oito anos, o grande desafio do setor de orgânicos era estabelecer uma cadeia produtiva que compreendesse o produtor, a indústria, o serviço e o consumidor. “Não tínhamos referências, não havia uma cultura disseminada de certificação, bem como empreendedores preparados para atender o público”, diz Gusi. Na época da inauguração, ele era diretor do setor responsável pelo Mercado Municipal na secretaria e comandou a implantação do espaço de orgânicos durante a gestão do então prefeito, o governador Beto Richa.
Mas a consolidação do Mercado de Orgânicos, graças, inclusive, a uma parceria com o Sebrae, mostra que estabelecemos as diretrizes corretas para esta cadeia produtiva, mantendo sempre a identidade do espaço, bem como a do próprio Mercado Municipal”, reforça o secretário.
Segundo Gusi, só há motivos para comemorar, pois o espaço conta com empreendedores consolidados e com um fluxo constante de consumidores.

Boxes e bancas do Mercado de Orgânicos de Curitiba

Espaço Orgânico - Hortifrutigranjeiros, como tomate, alface, temperos, banana, repolho, limão, abacaxi, laranja e maracujá, fazem parte do mix de produtos. A banca também vende ovos e feijão.

Nico’s Empório Orgânico - Oferece uma ampla variedade em orgânicos, como temperos, bebidas, grãos, cereais, conservas, cookies, geleias, queijo, mel, pimentas, pratos prontos, congelados e xaropes.

Nico’s Café Orgânico - Serve pratos totalmente feitos com produtos orgânicos. Desde o grão utilizado no café até o vinho servido, são livres de agrotóxico. A casa tem selo do Tecpar.

Annapurna - O box comercializa diversos produtos 100% orgânicos certificados, como refeições congeladas, pães, bolos, temperos (pimentas, manjericão, gengibre e urucum) e bolachas.

Restaurante Ohana - Aberto para almoço, a casa oferece um bufê com saladas frescas, quiches de diversos sabores, carnes, salmão e peixe-galo frito com gergelim.

Kombitem Orgânicos - Tomate, alface, temperos, banana, repolho, limão, abacaxi, pimentão, laranja e maracujá fazem parte do mix de produtos. Trabalha ainda com alfaces salanovas (alface baby).

Couve & Flor - A banca vende produtos orgânicos de pequenos agricultores de municípios como Colombo, Araucária, Piraquara, Cerro Azul, Adrianópolis, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba.

Taurino’s Organic - O açougue orgânico vende carnes desossadas e a vácuo (como contrafilé, costela, carne moída e picanha) e frango congelado. O hambúrguer é o carro-chefe da casa.

Capulho - A loja é especializada em roupas e acessórios, para crianças e adultos, confeccionados com algodão orgânico e tingidos naturalmente com sementes e vegetais.

Box 511 - Vende frutas, verduras e legumes como tomate, alface, temperos, banana, repolho, limão, abacaxi, laranja e maracujá.

Natural Market - O box comercializa produtos orgânicos, funcionais, sem glúten e sem lactose, nacionais e importados.

Biossana Orgânicos - O local vende produtos orgânicos e livres de lactose, como bebida de arroz em pó, sorvetes, sucos e até refrigerantes.

Cativa Natureza - A marca de cosméticos orgânicos vende cremes faciais e de corpo, sérum, protetor, gel dental, hidratantes, xampus, óleos e BBcream. Em março, chegam os primeiros cosméticos Cativa. Tudo é certificado.

Arte Verde - Lanchonete, oferece salgados orgânicos, com destaque para as disputadas coxinhas, além de café e sucos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário