terça-feira, 10 de outubro de 2017

Acervo do Museu Paranaense é selecionado pela Unesco

Parte do acervo de Vladimir Kozák do Museu Paranaense (MP) agora pertence ao Programa Memória do Mundo da Unesco – Brasil (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Primeiro museu do Paraná a integrar o programa, ficou entre os 10 selecionados das 22 candidaturas inscritas no Edital MoWBrasil 2017. A votação ocorreu nos dias 2 e 3 de outubro, em Belo Horizonte, em sessão plenária do Comitê MoWBrasil.
As obras selecionadas para o programa correspondem ao acervo iconográfico, filmográfico e textual dos povos indígenas brasileiros, produzidos entre os anos 1948 e 1978, período em que Kozák produziu várias filmagens para o Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná, entre elas um documentário dos índios Xetá, desconhecidos até então.
Com o aumento da conscientização sobre a preservação e acesso ao patrimônio documental de várias partes do mundo, o Programa Memória do Mundo foi criado em 1992 pela Unesco. A seleção de acervos é feita a cada dois anos em conjunto com o Conselho Internacional de Arquivos.

KOZÁK - A obra total de Vladimir Kozák reúne 36 horas de filmes em 16 mm, coloridos e não sonorizados. O acervo é formado por filmes, fotografias, desenhos e aquarelas que retratam temas variados como o cotidiano de grupos indígenas brasileiros, manifestações da cultura popular, registros de comunidades e de cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Joinvile, além de temas diversos sobre o Paraná.
Entusiasmado com a nomeação do museu, o diretor do MP, Renato Carneiro, parabenizou a equipe, “a todos os envolvidos na preservação desta importante parcela da herança cultural do Paraná, que está depositado no Museu Paranaense e pertence a todos os brasileiros a partir de agora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário