terça-feira, 31 de outubro de 2017

Música andina na Caixa Cultural em raro recital solo de charango

O charango não é propriamente um instrumento desconhecido do público brasileiro. Basta ver a maioria dos grupos latino-americanos, aquele instrumento de cordas que lembra um cavaquinho, mas possui características próprias, como o fato de ser tradicionalmente construído com casca de tatu. Recitais solo de charango, contudo, no Brasil são muito raros, daí que concertos como o do peruano Federico Tarazona na Caixa Cultural, nesta terça-feira (31), dentro da Série Solo Música serem especiais. O que se propõe é uma aproximação com a música latino-americana e, ao mesmo tempo, uma porta de entrada no universo do charango com um dos seus principais mestres.
Federico Tarazona é um músico visionário e revolucionou o instrumento com a criação do hatun charango, desenhado por ele e construído por Fernando Luna, e que possui duas cordas a mais que o tradicional, sendo seis cordas simples e uma dupla. Isso fez a sua música se aproximar do violão e atingir a um patamar musical elevado”, diz Alvaro Collaço, produtor e curador da Série Solo Música e que conheceu o trabalho de Tarazona ao comprar um CD do músico. “Sua vinda tornou-se uma ideia com a audição do CD “Ayacucharango”, no qual traz para o charango a música de Raul Garcia Zárate. Um disco belíssimo e que é base dos seus recitais”, diz. Tarazona além de exímio instrumentista é luthier de violões e charango, um nome de referência no instrumento e na cultura andina. O recital faz parte também de uma filosofia da Série Solo Música de sempre abrir espaço para artistas latino-americanos, que raramente têm a possibilidade de tocarem no Brasil, apesar de estarem no mesmo continente.
Federico Tarazona atentou para isso ao criar o programa do recital, escolhendo obras que traduzam a arte do charango. O recital começa com quatro músicas tradicionais da região de Puno e outras quatro de Ayacucho. Federico tocará também composições contemporâneas, com destaque a um arranjo seu para “El Condor Pasa”, de Daniel Alomía Robles, que ficou conhecida do grande público pela versão de Paul Simon.

Mestre em charango - Tarazona é um dos maiores virtuoses de charango da atualidade, além de violonista, compositor e luthier. Ele nasceu em Huaraz e estudou violão clássico e composição no Conservatório Nacional de Música de Lima, trabalhando em paralelo como professor na Escola Nacional de Folclore José María Arguedas. Em 1995 ganhou o Prêmio Nacional de Composição CNM de Lima e, em 1997, o prêmio “Southern Peru”. Especializou-se em composição na Rússia, no Conservatório de São Petersburgo. Depois, estudou composição e violão clássico no Instituto Superior de Música de Friburgo, na Alemanha, composição eletroacústica mo Conservatório de Bordéus, França e tornou-se mestre em composição pela Universidade de Laval, em Quebéc, no Canadá, onde hoje leciona. Como compositor, ganhou em 2012 os prêmios “Casa de las Américas”, em Havana e, em 2014, foi menção honrosa na primeira edição do Ibermusicas, concurso realizado em Buenos Aires para composição para orquestra sinfônica. Como intérprete, ganhou em 2011 a competição de Productions D´Oz, em Quebéc.
Tarazona escreveu o livro “La Escuela Moderna del Charango” e lançou os CDs “Poemas de Luz”, de 2006, “Ayacucharango - Homenaje a Raúl Garcia Zárate”, em  2008 e  “Nueva Sangre: Sonidos del Ande Peruano”, em 2012. Por integrar instrumentos e elementos da cultura andina em seu trabalho recebeu em 2008 a Medalha da Educação do Peru, pela promoção da arte e cultura do país.

A apresentação de Federico Tarazona dentro da Série Solo Música, acontece às 20h e tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural, na Rua Conselheiro Laurindo, 280. Informações pelo fone 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário