terça-feira, 18 de outubro de 2011

Artista alemão apresenta nova forma de petit pavê no MON

Uma instalação está chamando a atenção do público que visita o Museu Oscar Niemeyer, um dos locais de exposições das obras da 6ª VentoSul – Bienal Internacional de Arte Contemporânea. Trata-se de uma plataforma de petit pavé, coberta por almofadas, do artista alemão Adrian Lohmüller, que convida os visitantes a sentar, refletir e relaxar sobre a obra.
Depois de bastante pesquisa sobre o petit pavê, pedra de origem portuguesa, o artista propõe um novo uso para ela, o de sentar e não pisar como habitualmente é feito nas calçadas feitas com o material. Batizada de “Uma Praça da Liberdade”, a obra foi criada especialmente para a Bienal de Curitiba.
Em Curitiba, as calçadas de petit pavé são bastante tradicionais. No Centro, é possível encontrar mosaicos feitos com as pedras brancas e pretas representando símbolos locais como a Araucária e o pinhão, além de nomes de prédios e empreendimentos.
Adrian Lohmüller nasceu em 1977, em Gengenbach, e hoje vive em Berlim. Seu trabalho já foi visto em importantes espaços culturais como Städtische Galerie Nordhorn e Mining the Moon, em Berlim. O artista participou também de eventos como a 6ª Bienal de Arte Contemporânea de Berlim.
A 6ª Bienal de Curitiba está aberta ao público até o dia 20 de novembro de 2011, com obras de mais de 80 artistas de 37 países dos cinco continentes. A programação geral inclui projeto educativo, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostra de filmes, performances e interferências urbanas, ocupando os principais museus, centros culturais, ruas, praças e parques da cidade.
Para conferir a programação completa e obter mais informações sobre visitas guiadas e mediadas, de bicicleta, de van e a pé, basta acessar o site www.bienaldecuritiba.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário