segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Paranaenses vencem Prêmio Jabuti de “Contos e Crônicas” e “Reportagem”

Os escritores paranaenses Dalton Trevisan e Laurentino Gomes foram agraciados, na tarde desta segunda-feira (17), com o 53º Jabuti, o mais antigo e prestigioso prêmio literário do país, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) desde 1959.
Trevisan ganhou na categoria “Contos e Crônicas”, com Desgracida. O livro 1822, de Gomes, foi considerado o melhor livro-reportagem de 2011. Outra conquista relevante para a literatura paranaense foi a de José Castello, carioca que há 17 anos vive em Curitiba, e venceu a categoria “Romance”, com o livro Ribamar.
Para o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, o prêmio dá maior destaque à produção literária do Paraná. “É muito gratificante ver que mais uma vez temos grandes nomes figurando entre os vencedores do Jabuti. É uma honra e um reconhecimento importante da produção literária paranaense. Só podemos comemorar”, disse.
Este é o quarto Jabuti da carreira de Trevisan. Conhecido pela sua reclusão, o autor curitibano é considerado o maior contista vivo do Brasil. Desde 1959, quando fez sua estreia literária com "Novelas Nada Exemplares", marcou a ferro quente seu nome na literatura Brasileira. Entre suas obras mais notáveis estão "Cemitério de Elefantes", "O Vampiro de Curitiba" e "Guerra Conjugal".
Autor do livro "1808", sobre a fuga da família real portuguesa para o Brasil, o escritor Laurentino Gomes ganhou, com 1822, seu segundo Prêmio Jabuti. Nascido em Maringá, o autor é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo.
Trabalhou como repórter e editor para o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja e foi diretor da Editora Abril. É membro titular da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Castello é jornalista e escritor, colunista do suplemento Prosa & Verso, de O Globo, autor de "Vinicius de Moraes: O poeta da paixão" (1993), "Inventário das sombras" (1999) e "A literatura na poltrona" (2007).

O Prêmio – A edição 2011 do Jabuti passou por duas mudanças no regulamento. A primeira foi a ampliação no número de categorias, que subiu de 21 para 29. Além disso, nesta edição, cada categoria teve apenas um vencedor – antes, as três publicações mais bem votadas eram premiadas.
A última etapa do prêmio acontece no dia 30 de novembro, durante a cerimônia de premiação dos vencedores, quando também serão conhecidos o Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não-Ficção, prêmio máximo do Jabuti. Dalton Trevisan, Laurentino Gomes e José Castello também concorrem nesta categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário