quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ícones da doutrina cristã em exposição no Museu de Arte Sacra

Uma viagem pelos caminhos da fé é o que proporciona ao espectador a exposição “A Magia do Infinito”, em cartaz no Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – Masac. As obras reunidas no Masac revelam o universo da artista paranaense Lúcia Calluf, que apresenta vários ícones da doutrina cristã envoltos pela força dos sentimentos. A mostra permanece aberta à visitação do público até o dia 1º de janeiro de 2011, com entrada franca.
Os trabalhos, realizados em tempos diferentes e com técnicas diversas, atestam o talento de Lúcia Calluf, uma artista inquieta e ousada, que coloca interpretação própria àquilo que produz. Fiel aos mestres Luiz Carlos de Andrade Lima e Alberto Massuda, dos quais recebeu influência dos traços rápidos e sinuosos, ela acrescenta o seu toque firme, ágil e vigoroso. O resultado leva o observador a apoderar-se das formas, das cores e dos sentimentos que permeiam as obras.
Entre os trabalhos expostos está o lirismo da madona com seu bebê ao colo, ao lado de Maria com seu filho deposto nos braços, a Pietá, indicando uma reflexão sobre a existência humana e a ligação entre terra e céu. Também surgem arcanjos, que nos confortam com sua missão de proteção, acalanto e cura. “Esta exposição é uma oração: tem início, meio e fim e nos confronta com alguns de nossos receios, nos faz refletir, conforta e ilumina”, destaca a artista plástica Waltraud Sekula, curadora da exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário