sexta-feira, 7 de outubro de 2011

No cinema: dramas nacionais

MEU PAÍS - Separado da família pela distância e pelo afeto, Marcos, interpretado por Rodrigo Santoro, é um empresário bem-sucedido e casado com a apaixonada Giulia (Anita Caprioli). Há anos vivendo na Itália, ele se vê obrigado a voltar ao Brasil quando seu pai (Paulo José) falece após um derrame.
No país, ele reencontra Tiago, o irmão mais novo vivido por Cauã Reymond, que, ao contrário do primogênito, não tem vocação nenhuma para os negócios. O que ambos não esperavam era o fato de seu pai manter em segredo a existência de uma meia-irmã.
Manuela (Débora Falabella) tem 24 anos, porém, a idade mental de uma criança. Sua deficiência intelectual não requer nenhum tratamento específico, apenas afeto e estrutura familiar; algo que só pode conseguir com a ajuda dos irmãos. Diante desta situação, Marcos terá que tomar uma difícil e inevitável decisão, já que o irresponsável Tiago, cheio de dívidas de jogo, não aceita a moça.
Exibido no Festival de Paulínia de 2011, Meu País é a estreia do cineasta André Ristum na direção de um longa-metragem.

CAPITÃES DA AREIA - Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora, personagens imortalizados na obra de Jorge Amado, ganham as telonas do cinema em Capitães da Areia, longa assinado por Cecília Amado, neta do escritos baiano.
Assim como no romance publicado na década de 1930, a narrativa traz a história de um grupo de crianças e adolescentes abandonados por suas famílias que crescem nas ruas de Salvador, praticando assaltos, e fugindo da polícia enquanto lutam para sobreviver.
Liderada por Pedro Bala, a trupe é conhecida por "capitães da areia" pela facilidade que tem de se camuflar sem deixar pistas e sem ser notada. Assim, ao longo de um ano, os garotos encaram diversas aventuras, realizando sonhos e vivendo reais pesadelos.

O FILME DOS ESPÍRITOS - Por volta dos 40 anos, Bruno Alves, interpretado por Reinaldo Rodrigues, é abalado pela morte da mulher que sempre amou. Estre drama somado à perda do emprego leva o homem a uma tristeza profunda. Quando a única saída que consegue ver é o suicídio, Bruno se depara com "O Livro dos Espíritos", obra basilar da doutrina espírita na qual o longa é totalmente baseado.
Bruno começa, então, uma jornada em busca da sua felicidade a partir da compreensão dos mistérios da vida, abordando questões existenciais, como de onde viemos, para onde vamos e as relações entre os mundos espiritual e material.
O Filme dos Espíritos ainda traz no elenco nomes como Nelson Xavier, Sandra Corveloni, Etty Fraser, Ana Rosa, além da participação de Luciana Gimenez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário